Memória Titulo
Uma data para o 10º Congresso: 4, 5 e 6 de novembro

O 10º Congresso de História do Grande ABC já tem uma data sugerida: 4, 5 e 6 de novembro.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
10/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O 10º Congresso de História do Grande ABC já tem uma data sugerida: 4, 5 e 6 de novembro. A proposta será levada para uma grande plenária a ser marcada nos próximos dias pelo novo presidente da Fundação Pró-Memória de São Caetano, o historiador Clovis Antonio Esteves.

A realização do 10º Congresso de História é a prioridade inicial da nova administração da Pró-Memória e um ponto de honra assumido pelo prefeito José Auricchio Júnior (PTB) junto à coluna Memória. Para a sua realização, já houve um contato com o Gipem (Grupo Independente de Pesquisadores da Memória). O professor José de Souza Martins tem dado apoio. Assim como a Comissão Técnica das Instituições de Memória do Grande ABC.

Uma meta: que o 10º Congresso retrate a realidade da região. "Vamos trabalhar em grupo e juntar forças das sete cidades, inclusive para desenvolver o tema central", propõe Clovis.

Uma certeza: "O prefeito dará toda a cobertura para que esse congresso seja realizado com muita eficiência e amplitude, com todos os órgãos da Prefeitura à disposição, bem como o Consórcio Intermunicipal", assegura.

A ideia do novo presidente da Fundação Pró-Memória é realizar o 10º Congresso em ponto de fácil acesso, próximo à estação ferroviária e ao terminal rodoviário de São Caetano, provavelmente no campus local da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). E somente poderá ser realizado em novembro. Até lá a Prefeitura estará com olhos e infraestrutura voltados à realização dos Jogos Abertos do Interior, em outubro.

E O NOVO PRESIDENTE, QUEM É?

Nascimento: São Caetano, 10 de abril de 1951.

Filiação: Miguel Esteves, que durante 35 anos trabalhou na Cerâmica São Caetano, e Maria Esteves.

Avô paterno: Gabriel Esteves, que fez carreira na estrada de ferro São Paulo Railway, exercendo várias funções.

Clovis estudou na Sagrada Família de São Caetano (primário), no Coronel Bonifácio de Carvalho (ginásio e colegial) e na Universidade Metodista, formando-se em História.

Trabalho - A exemplo do pai, trabalhou durante 35 anos na Cerâmica São Caetano: começou como office-boy em 1965; permaneceu na empresa até 2000. Aposentou-se como gerente administrativo, a segunda mais importante função do organograma da empresa. Depois disso lecionou e dirigiu o Museu de São Caetano entre o final de 2006 e 31 de dezembro de 2008.

Família - Casado com Ivete Previato Esteves, tem duas filhas, Ana Carolina (designer) e Maria Gabriela (nutricionista). E é avô de trigêmeos, Diego, Caio e Laís.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 10 de março de 1979

Sindicalismo - Metalúrgicos do Grande ABC entram em greve terça-feira.

Móveis - São Bernardo leva feira (a nona) para o pavilhão da bienal do Ibirapuera, em São Paulo.

São Bernardo - Prefeitura inaugura hoje o CREC da Vila Baeta, com o auditório João Domingues Tavares e a Biblioteca Manoel Bandeira.

EM 10 DE MARÇO DE...

1959 - Fundado o Esporte Clube Madureira, na Vila Baeta Neves, em São Bernardo.

SANTOS DO DIA

Os 40 mártires de Sebaste. Eram soldados cristãos, de várias nacionalidades. Foram sacrificados na Armênia em 320.

E mais: Cipriano, Crescêncio, Dinis, Macário e Simplício.

ALMANAQUE

José Gustavo de Paiva

Nascimento: Ituverava (SP), 9 de março de 1933.

Vereador: 1960 a 1963.

Partido: PTB.

Falecimento: 19 de agosto de 1989.

Profissão: cirurgião-dentista e professor de Endodontia.

Orlando Ratine

Nascimento: São José do Rio Pardo (SP), 10 de março de l935.

Vereador: 1/10 a 2/11/1964 (suplente).

Partido: UDN

Profissão: advogado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;