Economia Titulo
IPV aumenta 0,65% na 3ª quadrissemana de dezembro
Do Diário do Grande ABC
22/12/1999 | 10:55
Compartilhar notícia


O Indice de Preços no Varejo (IPV) aumentou 0,65 ponto porcentual na terceira quadrissemana de dezembro em relaçao à anterior. A taxa dessa semana ficou em 1,94% contra 1,29% verificado na passada.

Segundo dados da pesquisa do IPV, feita pela Federaçao do Comércio do Estado de Sao Paulo (Fcesp), as principais pressoes vieram dos segmentos de alimentos, vestuário e material de construçao, que tiveram índices, nesta semana, de 4,27%, 1,95% e 1,98%, respectivamente.

A análise da Fcesp, entrevistou alguns empresários do comércio varejista a respeito do aumento do faturamento no setor. Para 34% das pessoas consultadas, o faturamento nesta terceira quadrissemana foi maior contra 38% verificado na semana anterior. O número de entrevistados que respondeu que as vendas foram menores ficou em 12% (em comparaçao às da semana passada), enquanto 39% disseram que o movimento se manteve igual ao da semana anterior.

Segundo a pesquisa, as lojas de semiduráveis (vestuário, tecidos e calçados) foram as que tiveram mais movimento nas vendas, com 54% de respostas positivas dos entrevistados. No segmento de material de construçao, 13% dos entrevistados responderam que as vendas aumentaram em relaçao à semana passada. O número de lojas de roupas que estao realizando promoçao caiu de 85% para 80%, desde a semana anterior. "É um número considerado normal nessa época de sazonalidade; é uma estratégia de marketing do setor para aumentar as vendas", diz o economista da Fcesp Miguel Supico.

As pressoes verificadas no setor de alimentos, vestuário e de material de construçao, segundo o economista, contribuíram bastante para elevar o IPV nesta terceira quadrissemana de dezembro. Ao contrário dos produtos alimentícios, segundo avaliaçao de Supico, os demais segmentos apresentaram queda nos índices nas semanas seguintes. "A proximidade do Natal está provocando uma mudança de comportamento nos preços de semiduráveis - alta semanal de 3,80% e ponta-a-ponta de 9,05%; depois dessa época, a tendência é que os resultados negativos apareçam", espera o economista.

O grupo de material de construçao nesta semana em relaçao à anterior recuou de 3,19% (quadrissemanal) para 1,98%, enquanto o ponta-a-ponta (soma das quatro últimas variaçoes semanais) ficou em 0,25%. "As taxas de juros é que estao garantindo as vendas desses produtos", diz Supico.

Já o setor automotivo continua com variaçao quadrissemanal negativa. Tanto a taxa semanal quanto o ponta-a-ponta tiveram desempenho positivo de 0,98% e 0,33%, respectivamente. "Como a demanda está fraca, nao há porque fazer repasse de preço", acrescenta Supico. Segundo ele, o segmento deve reajustar os preços de veículos nos próximos meses. "Ainda nao dá para precisar quando isso será feito", acrescenta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;