Economia Titulo
SEC admite falhas na supervisão do caso Madoff
Por
13/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Duas autoridades da SEC (Securities and Exchange Commission), a comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos, admitiram em declaração conjunta que a agência fracassou em detectar a fraude multibilionária de Bernard Madoff.

“Está claro que ninguém pode ou deve defender, desculpar ou transferir a responsabilidade da SEC pelo gerenciamento do caso Madoff”, afirmaram o diretor da divisão de execução da SEC, Robert Khuzami, e o diretor interino do departamento de exames e inspeções do órgão, John Walsh. “Neste caso, nós falhamos em nossa função fundamental de proteger os investidores.”

Os comentários fazem parte de discurso preparado para audiência das duas autoridades com o Comitê Bancário do Senado americano na semana passada. Há duas semanas, o inspetor-geral da SEC, H. David Kotz, divulgou relatório segundo o qual o órgão teria recebido seis pistas significativas sobre o esquema de Madoff, mesmo assim não conseguiu deter o avanço da operação.

De acordo com o documento divulgado por Kotz, houve situações em que a equipe da SEC não cumpriu alguns procedimentos básicos, deixando de consultar outras fontes além de Madoff para averiguar se ele estava efetivamente utilizando os recursos recebidos em operações de mercado.

Em operação de fiscalização de 2005, funcionários da SEC passaram dois meses trabalhando no escritório de Madoff e descobriram incoerências na descrição de alguns negócios, mas não investigaram adequadamente os fatos, mesmo percebendo que Madoff ficava nervoso quando eram solicitados alguns documentos.

O presidente do Comitê Bancário do Senado, Christopher Dodd, disse que as informações apresentadas por Kotz representam “série embaraçosa de erros internos”. “A equipe inexperiente simplesmente aceitou as alegações de Madoff sem sequer fazer uma ligação ou mandar carta que seriam necessárias para verificar as informações”, acrescentou.

Madoff confessou o crime às autoridades em dezembro de 2008 e foi sentenciado no início deste ano a cumprir 150 anos de prisão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;