Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 23 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Santander Banespa lidera lista de reclamações do BC


Fernando Bortolin
Do Diário do Grande ABC

10/03/2006 | 08:04


O Banco Central registrou em janeiro deste ano um total de 1.258 reclamações de correntistas de todo o país sobre os serviços oferecidos pelos bancos brasileiros com mais de 1 milhão de clientes. Desse total, 29,3% das demandas recaíram sobre dois itens básicos: problemas no atendimento, com 266 reclamações e fornecimento de informações, com 103 encaminhamentos feitos diretamente ao Banco Central.

Especificamente no item atendimento, as estatísticas do BC apontam para o Banco do Brasil, com 78 demandas consideradas procedentes, ou seja, constatou-se descumprimento de normativos estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional e ou do próprio Banco Central. O Bradesco teve 47 reclamações procedentes neste item, seguido pelo Unibanco com 34. Vale destacar que pela proporção do número de clientes, o volume de reclamações é baixo, uma vez que as três instituições juntas contam com uma base de 46,8 milhões de correntistas.

Ranking – Apesar dos três bancos figurarem no ranking das cinco instituições com maior volume de reclamações em janeiro, quem ficou na primeira posição foi o Santander Banespa, com 75 demandas consideradas procedentes pelo Banco Central e 24 improcedentes. Esse número de demandas remetidas pelos clientes ao BC versus o número de clientes das instituições refletiu um índice de 1,63 para o Santander Banespa, superior ao do Banco do Brasil, o segundo colocado com índice de 1,57, que teve 330 reclamações procedentes e 34 improcedentes. Enquanto o BB tem, isoladamente 21 milhões de clientes, o Santander Banespa conta com 4,6 milhões.

Dica – Pelo ranking das reclamações mais comuns, percebe-se que o correntista deve ter maiores cuidados com a colocação de contas em débito e cobrança de tarifas. Curiosamente, a reclamação sobre juro posiciona-se apenas na 31ªposição do ranking de demandas recebidas pelo BC.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;