Economia Titulo Esperança
Feirão do Emprego promove 5.000 atendimentos a mulheres

Foram oferecidas 1.600 vagas exclusivas para elas em 17 empresas do município

Renan Soares
Especial para o Diário
09/03/2022 | 00:07
Compartilhar notícia
André Henriques/ DGABC


Cerca de 5.000 mulheres foram atendidas ontem no Feirão do Emprego promovido pela Prefeitura de São Bernardo. O evento, realizado na esplanada do Paço, ofertou 1.600 vagas em 17 empresas participantes. 

“A iniciativa (de fazer o feirão) veio por uma razão muito objetiva, me gerava um certo desconforto no dia 8 de março apenas dar parabéns para as mulheres. É importante o parabéns, mas tão importante é ter ações de políticas públicas que possam efetivamente mudar a vida delas. Ao mesmo tempo que nos preocupa a quantidade de mulheres desempregadas, nos entusiasma muito a força de vontade de mulheres que estão aqui na procura do emprego, mostra a garra, a determinação, a coragem”, disse o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB).

Entre as empresas que disponibilizaram oportunidades de trabalho estavam o Burguer King, Grupo Bem, Barato, Protemp, Siscom, Hortifrúti Natural da Terra, Ciee, SP-Mar, e a Ever Green, a ação também contou com apoio da CTR Móvel e da Central de Trabalho e Renda, para agilizar o processo de triagem e seleção das candidatas. 

Havia vagas tanto para quem não terminou o ensino fundamental quanto para aquelas com ensino superior completo, e os salários variavam de R$ 1.300 a R$ 3.000.

Para conseguir um bom lugar na longa fila que se formou, teve gente que madrugou. Vanessa Aparecida, 40 anos, desempregada desde 2019, conta que chegou ao local com suas familiares às 4h40, segundo ela a ação é “uma oportunidade muito boa” e que o evento é “uma bela atitude” da Prefeitura, já que anteriormente os feirões de vagas não eram exclusivos ao público feminino, questionada se confiava em um retorno positivo, a munícipe respondeu em tom descontraído: “Em nome de Jesus, estou torcendo, não só para mim, para minha prima, minha cunhada e para todas aqui (na fila)”.

Este é o sexto feirão desde 2017, início da gestão Morando, as três primeiras foram realizadas em 2019, sendo uma para os jovens entre 16 e 22 anos, e outras duas focada nos munícipes com mais de 40 anos, também com público próximo aos 5.000 participantes. Em 2021, por causa da pandemia, foram realizados dois feirões virtuais. 

“Além de garantir mais oportunidades de trabalho às mulheres, esta ação vai impactar, em curto prazo, na nossa economia local como um todo. É mais emprego e renda circulando na cidade, aquecendo o comércio e o setor de serviços. Infelizmente falta política econômica para o Brasil, mas estamos fazendo nossa parte aproximando empregadores e empregados e ajudando nossa população a enfrentar esse momento de crise”, disse Morando. 

Durante o dia foram disponibilizadas outras atividades. Entre elas aulas de zumba na abertura e fechamento do evento, dança circular, apresentações culturais, aulas da equipe do De Bem com a Vida e de defesa pessoal com orientações do programa Guardiã Maria da Penha. Palestras sobre Saúde da Mulher, com o médico obstetra Rodolfo Strufaldi, sobre linha de microcrédito do programa Empreenda Mulher do Banco do Povo e sobre o serviço de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexual serão ministradas ao público. 

A carreta da mamografia, dispositivo para diagnosticar o câncer de mama, atendeu pacientes com idades entre 50 a 69 anos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;