Internacional Titulo
Otan ataca Kosovo enquanto blecaute continua na Sérvia
Do Diário do Grande ABC
23/05/1999 | 15:12
Compartilhar notícia


Avioes da Otan atacaram neste domingo o sistema de fornecimento de eletricidade da Iugoslávia, assim como objetivos militares sérvios em Kosovo, quando a campanha aérea completa, nesta segunda-feira, dois meses.

O presidente americano Bill Clinton disse que a campanha da Otan está dando resultados e fará com que os albano-kosovares expulsos da província voltem para casa, segundo editorial do jornal The New York Times.

Aproveitando o céu claro, os avioes da OTAN intensificaram seus ataques à Iugoslávia, com 652 decolagens, depois do número recorde de 684 registrado neste sábado. Durante os bombardeios diurnos foram atacados quartéis militares na cidade de Urosevac, no sul, assim como objetivos militares na regiao leste de Gnjilanem, após inúmeras operaçoes similares realizadas durante a noite por toda a província de Kosovo, segundo o Centro de Imprensa dos sérvios.

A Aliança confirmou hoje que tinha atingido uma grande série de alvos militares em Kosovo nas últimas 24 horas, inclusive pelo menos nove veículos blindados, 10 posiçoes de artilharia, tanques e três avioes em terra.

A Otan também disse que suas forças atacaram em Kosovo instalaçoes de apoio às forças sérvias, como um posto de comando, depósitos de muniçao e de combustível e objetivos de comunicaçoes. Milhares de iugoslavos passaram a noite sem eletricidade enquanto a Otan prosseguia seus intensos bombardeios contra instalaçoes de fornecimento de energia, aparentemente para aumentar a pressao interna sobre o presidente Slobodan Milosevic para que aceite um plano de paz para Kosovo.

A maior usina de eletricidade a carvao do país, perto de Obrenovac, a 30 quilômetros a sudeste de Belgrado, foi atingido por dois foguetes, de madrugada e ao amanhecer estava em chamas e inutilizada.

Durante as operaçoes noturnas foi seriamente danificada a usina de eletricidade de Kolubara, informando-se que nesse ataque 13 pessoas ficaram feridas. Após o ataque deste sábado, o fornecimento de energia elétrica foi restabelecido em cerca de 20% da cidade, principalmente para hospitais e outros locais prioritários, mas novos bombardeios deixaram logo grande parte de Belgrado e outras cidades sem eletricidade novamente.

Segundo a agência de notícias Tanjug, os avioes da Otan destruíram durante a noite algumas casas e danificaram várias outras, inutilizando ainda uma torre de telecomunicaçoes perto da cidade sérvia de Kursumlija. E três fortes explosoes causaram consideráveis danos em duas áreas residenciais a uns 60 quilômetros a oeste de Belgrado, mas nao se sabe se causaram vítimas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;