Memória Titulo
Eles participaram dos Jogos de São Caetano em 1964

Carlos Eduardo Rosa, o Rosinha, e João Rodrigues Nunes são testemunhas da beleza que foram aqueles Jogos, os primeiros disputados em São Caetano.

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
18/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Carlos Eduardo Rosa, o Rosinha, andreense, campeão paulista e brasileiro de saltos ornamentais; João Rodrigues Nunes, são-caetanense, craque do futebol de salão, atirador do glorioso TG de São Caetano. Os dois talvez nem tivessem se cruzado nos Jogos Abertos do Interior disputados em São Caetano em 1964. Mas são testemunhas da beleza que foram aqueles Jogos, os primeiros disputados em São Caetano.

Rosinha guarda a foto em que, aos 16 anos, ergue o troféu dos Jogos de 1964; João Rodrigues recorreu à mãe para nos trazer a foto em que aparece em 1964 com a farda do TG 277, então sediado na Rua Maranhão.

Os dois continuam ligadíssimos ao esporte. Rosinha fez carreira na Prefeitura de Santo André e teve escolinhas de natação; João Rodrigues, corintiano fanático, foi vereador em Santo André e hoje guarda um acervo fotográfico fascinante da memória do Grande ABC, em especial de São Caetano.

LEMBRANÇAS
1 - Rosinha estreou a plataforma de 10 metros de altura da piscina do Ginásio Lauro Gomes, a mesma usada nos Jogos de 1964.
2 - Campeão da modalidade naquele ano, competiu com nomes da categoria de Raul Hein, Raimundo Nonato e Dirceu Macedo, seu colega de Santo André.
3 - Teve a primeira escola de natação particular de Santo André, a Fipper School, na Rua das Figueiras.
4 - O TG de São Caetano se transformou em alojamento de várias delegações nos Jogos de 1964. E na sua quadra foram disputados jogos de basquete e futebol de salão.
5 - O time de futebol de salão de São Caetano nos Jogos era formado por atiradores. Sargento Guido era o treinador e João Rodrigues não pôde jogar, por causa de uma contusão.
6 - Normalmente os atiradores davam plantão uma vez por mês; no mês dos Jogos, os plantões tornaram-se semanais.
7 - Cabia aos atiradores auxiliar na segurança e recepção às delegações. Os atletas queriam percorrer as atrações da cidade e uma das mais admiradas era a concha acústica da Avenida Goiás, uma das primeiras do gênero no Estado. Um monumento que, desgraçadamente, São Caetano não soube preservar.


O 10º Congresso

No dia 4 de novembro, o 10º Congresso de História do Grande ABC reservará a parte da tarde para a realização de cinco mesas. Temas: Memória Empresarial, Futebol do ABC de Todos os Tempos, Arte e Cultura, Acervos Fotográficos e Ainda Existe um ABC Operário? (parte 2).

As inscrições para o 10º Congresso já estão abertas e são gratuitas. Local: Fundação Pró-Memória de São Caetano. Informações no site http://www.fpm.org.br/ e pelo telefone 4223-4780.

Domingo, 18 de outubro de 1959

Manchete - Iniciados os Jogos Abertos de Santo André.

Indústria - Guido Fidelis cobre a inauguração da nova fábrica de eixos e transmissões da Willys, em São Bernardo, que teve a presença do presidente da República, Juscelino Kubitschek.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 18 de outubro de 1979

Política - Quatro prefeitos do MDB do Grande ABC não temem represálias por faltar ao governo itinerante de Maluf em Santo André. Lincoln Grillo, também do MDB, recebeu o governador; mas Tito Costa, Romeu da Costa Pereira, Aarão Teixeira e Dorival Rezende não compareceram.

Futebol - Ontem, em Americana, Rio Branco local 1, Santo André 2 pela semifinal da Divisão Intermediária. O Santo André divide a vice-liderança do certame.

Polícia - Pais saem e criança morre no poço no bairro Alvarenga, em São Bernardo.

EM 18 DE OUTUBRO DE...

1924 - Fundado o Flor do Mar Futebol Clube, na Vila Assunção, em Santo André.

1934 - Criado o Distrito de Paz de Mauá.

1969 - Câmara de São Caetano institui o Dia do Irmão, a ser comemorado no terceiro domingo de outubro, numa iniciativa do vereador Shogo Kakumo. Portanto, gente de São Caetano, hoje é oficialmente o Dia do Irmão na cidade.

HOJE

Dia das Missões, Dia da Juventude Missionária, Dia da Santa Infância, Dia do Estivador, Dia do Médico, Dia do Guarda Noturno e Dia do Pintor.

SANTOS DO DIA


Nossa Senhora Rainha, Atenodoro, Cirila, Lucas Evangelista, Lúcio e Renato.

ALMANAQUE

Nome: Ricardo Alvarez.
Nascimento: Ribeirão Pires, 18 de outubro de 1962.
Vereador: 1997 a 2004.
Partidos: PT - Psol.

Chegou a Santo André em 1968. Graduado e mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;