Setecidades Titulo Circulação
Grande ABC põe em prática restrições da fase vermelha

A partir de hoje até o dia 19 apenas os serviços essenciais podem abrir; toque de recolher entra em vigor das 20h às 5h nas sete cidades da região

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
06/03/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
DGABC


O Grande ABC e todas as regiões do Estado entram hoje na fase vermelha do Plano São Paulo, que vai se estender pelo menos até o dia 19 de março ou até que o nível de ocupação nos hospitais públicos e privados apresente melhoras. Ontem, as taxas de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) são de 79,1% na Grande São Paulo e 77,4% no Estado. 

Nesta fase, podem funcionar apenas serviços essenciais, como supermercados, padarias, centros médicos, clínicas veterinárias entre outros – veja a relação na arte acima. Centros comerciais, shoppings, parques e demais locais que envolvem a presença de público devem permanecer fechados. Igrejas podem abrir com 30% da capacidade. Já bares e restaurantes só podem atender clientes por meio de drive-thru ou delivery.

Além das restrições ao comércio, as cidades seguiram as determinações do governo do Estado e estabeleceram toque de recolher das 20h às 5h, ou seja, não é permitida a circulação de pedestres e carros durante este período sem que haja uma justificativa. Do Grande ABC, São Bernardo foi a única cidade a proibir, por meio de decreto, a circulação de ônibus municipais neste horário, em contrapartida, o município retirou a imposição de multas de trânsito para carros flagrados na cidade durante o toque de recolher.

Bancos vão abrir durante a fase vermelha, mas o uso será restrito aos usuários que necessitem de atendimento presencial. Gestantes e idosos terão direito a horário preferencial, das 9h às 10h. Já centros de atendimento ao público como as unidades do Poupatempo estarão fechadas, funcionando apenas pelos canais virtuais, assim como o Atende Fácil, de São Caetano, que também estará restrito aos serviços on-line.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;