Política Titulo
Saiba mais sobre a trajetória política de Geraldo Alckmin
Do Diário OnLine
Com Agências
14/03/2006 | 18:10
Compartilhar notícia


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, confirmado nesta terça-feira pelo PSDB como candidato à Presidência da República, nasceu em Pindamonhangaba, interior do Estado, no dia 7 de novembro de 1952. É casado com Maria Lúcia Ribeiro Alckmin e tem três filhos: Sophia, Geraldo e Thomaz. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Taubaté, especializou-se em anestesiologia.

A vida política do tucano começou em 1972. Aos 19 anos, no primeiro ano da faculdade, Alckmin se filiou ao antigo MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e foi o vereador mais votado da sua cidade natal. Logo no primeiro mandato, tornou-se  presidente da Câmara Municipal.

Quatro anos depois, em 1976, foi eleito prefeito de Pindamonhangaba e exerceu mandato de seis anos. No final da administração, Alckmin se candidatou a uma vaga para a Assembléia Legislativa paulista e, em 1982, foi eleito deputado.

Em 1986, foi o quarto deputado federal mais votado do PMDB em São Paulo, com 125 mil votos. Nesse mandato, foi vice-líder da bancada na Assembléia Constituinte e, posteriormente, um dos fundadores do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira),  em 1988.

Alckmin foi reeleito deputado federal em 1990, obtendo a quarta colocação entre os parlamentares paulistas. Nesse mandato, apresentou o projeto do Código de Defesa do Consumidor. Além disso, relatou o projeto que se converteu na Lei de Benefícios da Previdência Social. Também foi autor de um dos projetos que se converteram na Lei Orgânica da Assistência Social e relator do projeto de lei que facilita e disciplina a doação de órgãos para transplantes.

Em 1994, foi eleito vice-governador de São Paulo na chapa de Mário Covas, cargo para o qual foi reeleito em 1998. Em 6 de março de 2001, assumiu o governo do Estado após a morte de Covas. Por fim, em outubro de 2002, Alckmin venceu as eleições para o Palácio dos Bandeirantes, cargo que ocupa até hoje.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;