Setecidades Titulo Enem
Região registra aumento de 24% nas inscrições do Enem

Primeira prova, que pode garantir vaga na universidade, acontece hoje, a partir das 13h

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
04/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), avaliação que permite o ingresso em instituições de Ensino Superior, ocorre hoje em todo o País. No Grande ABC, o número de inscritos para a edição de 2018 do exame chegou a 88.502 indivíduos, 24% a mais do que em 2017. O aumento vai na contramão do que foi observado em nível estadual, que apresentou queda de 17,5%. 

A professora da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) Marta Marcondes, uma das idealizadoras do canal no YouTube Carecas de Saber – que disponibiliza desde 2013 vídeoaulas para quem quiser estudar para o Enem – avalia que o aumento no número de inscrições na região é prova de que os estudantes confiam na avaliação e estão buscando melhorias para o futuro, seja com uma graduação ou com a escolha de uma profissão.

“Infelizmente, vivemos uma tendência de privatização do ensino e as pessoas que se preocupam com o futuro sabem que boa nota no Enem pode garantir o ingresso na universidade pública”, relata. “A avaliação tem uma abordagem diferenciada, um olhar holístico dos conhecimentos, e tem se firmado cada vez mais como forma justa no acesso ao Ensino Superior”, completa.

Em busca de uma nova graduação, a jornalista Girrana Rodrigues Teixeira, 22 anos, é uma das participantes desta edição do exame. Moradora de São Bernardo, a jovem pretende cursar Economia na UFABC (Universidade Federal do ABC) para se especializar em jornalismo econômico. “Uma vez dentro da universidade, acho que será mais fácil iniciar o mestrado”, afirma. Esta será a segunda vez que Girrana faz a prova. “O ideal seria que não tivéssemos que competir e que houvesse vagas para todos”, pontua.

José Luan Araújo, 20, vem realizando o exame desde 2016. O jovem quer cursar Design de Moda, mas ainda não obteve a nota necessária para ingresso no curso – a nota de corte varia de um ano para outro, já que depende da quantidade de inscritos e do desempenho dos participantes. Neste ano, Araújo veio de Quixelô, no Ceará, para fazer a prova. “Quando me inscrevi, estava morando em São Bernardo, mas voltei para a casa da minha família logo depois”, explica.

O estudante tem se preparado para a avaliação, dedicando cerca de oito horas para estudos e revisões de conteúdos. “Sempre busco fazer analogias das matérias com o meu dia a dia, por exemplo, comparando o romantismo com músicas sertanejas atuais”, cita.

Marta lembra as medidas essenciais neste primeiro dia de prova, como chegar com antecedência no local do exame e não esquecer o documento de identificação com foto e caneta preta. O fechamento dos portões será às 13h. “Tem também a mudança do horário de verão, então todos devem ficar atentos. No mais, é se manter tranquilo, hidratado, e dar o melhor de si”, finaliza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;