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Rhodia lança itens para substituir o metal no carro
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
29/03/2008 | 07:08
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A Rhodia acaba de lançar uma nova geração de plásticos de engenharia, que serão produzidos na fábrica da empresa em São Bernardo, para atender ao mercado automotivo. São poliamidas (resinas plásticas também conhecidas pelo nome de nylon) que podem substituir, com vantagens, o alumínio e o latão como matéria-prima de autopeças.

Desenvolvido nas unidades de Santo André e de São Bernardo da companhia, o produto, cuja marca é Technyl Star AFX, oferece entre seus diferenciais maior resistência à temperatura e capacidade de suportar cargas elevadas.

Os benefícios abrangem ainda, a possibilidade de redução de peso dos carros até uma liberdade de concepção de design, pelo maior “processabilidade” do plástico, segundo o diretor da Rhodia Plásticos de Engenharia e Polímeros América Latina, Francisco Weffort.

Outra inovação, chamada de Technyl Heat Performance, é outra família de poliamida que oferece solução para o desafio crescente das alta temperaturas sob o capô dos veículos. Esse item, que ainda não será produzido no Brasil, é voltado para peças de veículos turbo compactos, que são tendência na Europa.

Perspectivas - A Rhodia apresentou há poucos dias na feira Argenplas, em Buenos Aires, na Argentina, diversos itens confeccionados com as novas resinas da empresa, como uma tampa de comando de válvula de motor, coletores e um retrovisor.

A intenção é estimular a substituição de materiais pela poliamida da Rhodia. “Hoje, um carro na Europa leva de 10 a 15 kg de nylon; no Brasil, leva 7 kg. Devemos chegar ao nível europeu em três a cinco anos, com as plataformas globais”, disse o executivo.

A companhia investe anualmente de 2% a 3% do faturamento em inovação e a importância dos novos produtos é refletida no fato de que de 20% a 25% dos itens em comercialização foram desenvolvidos há apenas cinco anos.

A área de plásticos de engenharia – em que a empresa é líder de mercado no País – deve ganhar espaço no grupo Rhodia neste ano. Em 2007, correspondia a 13,5% do faturamento da companhia na América do Sul e este ano, deve chegar a 15%. No Brasil, o grupo registrou vendas de US$ 1,2 bilhão no ano passado.



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