Memória Titulo Memória
Preparem-se para a guerra

Jovens de todas as classes sociais. Exemplo dos três cujos retratos aparecem na lista de ‘G’ a ‘O’

Ademir Médici
29/01/2018 | 07:07
Compartilhar notícia


Seguimos com a trilogia dos jovens de 1918 do Grande ABC, classe de 1896, relacionados pelo Exército para um sorteio que poderia levá-los a defender o Brasil na Primeira Guerra Mundial.

Jovens de todas as classes sociais. Exemplo dos três cujos retratos aparecem na lista de ‘G’ a ‘O’:
Dyonisio Giaccheri foi um dos fundadores do Primeiro de Maio FC, em 1913, e depois seu presidente.
Felício Laurito, formado em Medicina, morava em Ribeirão Pires e chegaria a prefeito de São Bernardo.
José Lobo está no clássico Álbum de São Bernardo, de João Netto Caldeira, lançado em 1937 – à época ele era suplente do juiz federal
E assim por diante.
Muitos descendentes de italianos, como Antonio Jacopucci de Santo André, João Gerbelli de São Bernardo, Francisco Mazzei (não seria Massei?) de São Caetano.
Ai está Sebastião Ferraz Napoles, de Ribeirão Pires.
A guerra acabou. Eles não tiveram a convocação sacramentada. Mas seus nomes ficaram registrados nos jornais da época. Listagens em corpo diminuto. Escondidas no noticiário quase sem ilustração daquele tempo tormentoso.
<TB>Os jornais começavam a falar sobre o Carnaval de 1918 que se aproximava. Para os relacionados, do Grande ABC, Capital e Interior, seria a folia mais sem graça de suas vidas.
EXERCÍCIO
Aos jovens de hoje, a leitura de listagens como esta leva a reflexões: as potências se digladiando, as lideranças mundiais disputando posições, mal escondendo vaidades pessoais. E aqueles rapazes com seus nomes tornados públicos: irão à guerra?

AMANHÃ
Os jovens de ‘P’ a ‘Z’

Diário há 30 anos
Sexta-feira, 29 de janeiro de 1988 – ano 30, edição 6662
Manchete – Maílson da Nóbrega, ministro da Fazenda, admite que juros vão continuar altos
Universidade – Novo presidente da Fundação ABC assume numa fase difícil: Nelson Mariano Martins, representante de São Bernardo, ocupa o cargo.
Acisa – Situação vence a eleição mais disputada na Associação Comercial e Industrial de Santo André: Antonio Carlos Girelli reeleito; vence a oposição comandada por Alberto Guerra Simões.
Memória – Campo Grande e as estações.

Aproveitávamos uma foto da estação ferroviária de Campo Grande, hoje desativada, para relacionar as datas de inauguração de todas as estações na área do Grande ABC, de São Caetano a Paranapiacaba.

Em 29 de janeiro de
1838 – João Barbosa Ortiz deixa o cargo de subprefeito de São Bernardo, com a desativação do cargo em toda a Província de São Paulo.
1878 – Pela primeira vez o jornal A Província de São Paulo, hoje O Estado de S. Paulo, fala em telefone.
A notícia saiu assim: ‘Comunica-nos o agente da casa do Rei dos Mágicos, Ribeiro Chaves & Cia., que brevemente far-se-á uma experiência entre as estações da Luz e do Brás, utilizando
para esse fim o fio telegráfico existente’.
1918 – Lanifício Kowarick, por intermédio do seu diretor-técnico e gerente, Frederico Kowarick, faz o donativo de 2:500$000 para as
obras da Igreja Matriz de Santo André.
A guerra. Do noticiário do Estadão:
Tropas norte-americanas prontas para seguirem para a França.
Atentado contra um trem na Alta Baviera: 11 mortes, 50 feridos.
As rações de pão na França.
1938 – Casam-se os professores Evandro Caiaffa Esquivel e Silvia Ramos Esquivel, que em 1939 vieram para a região e aqui adquiriram terras no atual município de Diadema. Evandro e Silvia foram autonomistas de Diadema, ele, o primeiro prefeito, e, ela, historiadora.

Santos do dia
A Igreja recorda, em 29 de janeiro, dois santos bispos com o mesmo nome: Valério de Treviri, que viveu no século 4, na Alemanha; e Valério de Ravena, falecido em Roma,
no ano 810.
Aquilino
Bambina
Constâncio

Municípios brasileiros
Celebram aniversários em 29 de janeiro:
No Amazonas, Benjamin Constant
No Espírito Santo, João Neiva
No Pará, Pau D’Arco
No Piauí, Pau D’Arco do Piauí
No Paraná, Piraquara
Em Minas Gerais, Serro
Fonte: IBGE 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;