Economia Titulo
Fiesp e governo anunciam programa de exportaçoes
Por Do Diário do Grande ABC
28/03/1999 | 14:45
Compartilhar notícia


Um grande evento, nesta segunda-feira, na sede da Federaçao das Indústrias do Estado de Sao Paulo (Fiesp), reunirá setores dos governos federal e estadual e um grupo de entidades empresariais num esforço para aumentar as exportaçoes brasileiras. A Fiesp vai anunciar a formaçao do SP-EX, programa de exportaçoes com "açoes concretas", feitas pelo empresariado em parceria com órgaos oficiais.

Segundo Horácio Lafer Piva, presidente da Fiesp, a "oportunidade existe e está à frente de todos". A desvalorizaçao do real, comentou, abriu um espaço que tem de ser ocupado pelos empresários.

Estao envolvidos no programa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Banco do Brasil, Receita Federal, Secretaria da Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Agricultura, Nossa Caixa, Sebrae-SP, Apex, Federaçao da Agricultura, Febraban, Sociedade Rural Brasileira. A Fiesp os apresenta como seus parceiros. O secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado, José Aníbal, e Hélio Mattar, secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, estarao presentes.

No SP-EX estao depositadas as esperanças de boa parte do empresariado de aumentar a produçao, recuperar parte da atividade perdida na recessao e o nível de emprego. Na reuniao estará um representante da Apex, Agência de Promoçao de Exportaçoes, criada pelo governo para receber as propostas setoriais de exportaçao, administrar recursos, promover cursos e estimular a criaçao de consórcios de exportadores. Além de representantes do Ministério do Desenvolvimento, do BNDES e do BB e Receita Federal, o que significa forte aval do governo à iniciativa paulista.

A inclusao de órgaos estaduais e das principais entidades empresariais vinculadas ao setor exportador, como a Associaçao das Empresas de Comércio Exterior do Brasil (AEB), da Fundaçao Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex) demonstram uma poderosa uniao para concentrar esforços. A participaçao da principal entidade dos bancos, a Federaçao Brasileira das Associaçoes de Bancos (Febraban), pode significar confiança do setor financeiro à proposta, que tem ainda o apoio das duas principais agremiaçoes paulistas do setor agropecuário, Sociedade Rural Brasileira (SRB) e Federaçao da Agricultura do Estado de Sao Paulo (FAESP).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;