Economia Titulo
Declaração do IR começa nesta segunda-feira
Por Bárbara Ladeia
Do Diário do Grande ABC
01/03/2009 | 07:22
Compartilhar notícia


Começa nesta segunda-feira a temporada de declaração do Imposto de Renda 2009, que tem como base os rendimentos do ano de 2008. O contribuinte deve ficar atento às alíquotas vigentes e à correção das informações apresentadas para evitar cair na chamada malha fina.

Devem declarar aqueles que se encaixam na tabela de alíquotas do Imposto de Renda, que tenham rendimentos com IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte)ou quem tenha recebido heranças ou doações, mesmo que não tenham rendimentos.

Cuidados - Enory Luiz Spinelli, vice-presidente de Fiscalização do Conselho Federal de Contabilidade, aconselha cautela, principalmente àqueles que não tem experiência com informática. "Hoje em dia se faz tudo eletronicamente, mas quem não tiver habilidade com o sistema deve procurar um contador que possa, ao menos, orientá-lo", afirma lembrando que omissões ou erros na declaração podem gerar gastos maiores.

"O contribuinte que perceber que cometeu algum equívoco no preenchimento do material deve fazer a retificação imediatamente. Quando o declarante procura a Receita para a correção, ele fica isento de multas, juros e correções monetárias sobre o valor em questão."

A maior recomendação de Spinelli é a organização, para que informações não sejam deixadas de lado por descuido. "A idéia é ter disciplina para que não tenha imprevistos anos depois."

Correção - Tanta preocupação se deve à maior digitalização dos sistemas da Receita Federal. As informações, segundo o contador, estão cada vez mais atualizadas, gerando maior cruzamento de dados e intensificando a fiscalização. "A Receita sempre pode detectar problemas nas declarações, mas a tendência é de que as informações estejam cada vez mais vinculadas a outros órgãos do setor financeiro e tributário."

O formulário e mais informações estarão disponíveis a partir desta segunda-feira na página da Receita Federal na Internet (www.receita.fazenda.gov.br).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;