Setecidades Titulo
‘Diário’ inicia neste domingo ABC dos Bairros
Por Verônica Fraidenraich
Do Diário do Grande ABC
29/03/2006 | 08:23
Compartilhar notícia


Começa neste domingo, no Jardim Promissão, em Diadema, o projeto ABC dos Bairros, uma realização do Diário do Grande ABC com apoio das prefeituras da região, e que conta ainda com a parceria de empresas. A iniciativa é oferecer nos fins de semana serviços básicos e gratuitos nas áreas de saúde e cidadania, além de proporcionar cultura e lazer para a comunidade onde o projeto será realizado. O ABC dos Bairros será realizado toda semana, com previsão inicial de atender pelo menos 50 bairros das sete cidades do Grande ABC.

Cada ação poderá ter serviços variados, de acordo com as necessidades da comunidade e os serviços a serem oferecidos pelos parceiros. “O projeto não é engessado, mas será feito de forma a agregar algo à população carente”, explica Patrícia Brumatti, gerente geral do Diário do Grande ABC. A estimativa é atender entre 4 mil e 5 mil pessoas a cada fim de semana, segundo afirma Cláudia Zeber, coordenadora do Departamento de Marketing da empresa. Entre 300 e 400 colaboradores e voluntários vão trabalhar nesta primeira ação, que vai ocorrer na Emei Carlos Drummond de Andrade e no Centro Cultural Promissão (veja endereços e serviços em quadro nesta página).

Um dos destaques deste domingo será a unidade móvel do Poupatempo, que vai emitir a primeira via do documento de identidade – para adolescentes com até 18 anos – e carteira de trabalho. O corte de cabelo, um dos serviços mais procurados nesse tipo de ação, também estará presente. A Fundação Florestan Fernandes é quem ficará responsável por oferecer profissionais para o projeto nesta semana.

Parcerias com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e com o Procon de Diadema possibilitarão orientar o público principalmente sobre direito da família, do idoso e do consumidor. Quem for até o local também poderá sair com seu currículo na mão. A Central de Concursos e a Prefeitura darão dicas de como elaborar o documento. “Lá mesmo, na hora, será possível imprimir e levar para casa dez cópias do currículo”, afirma Patrícia Brumatti.

Na área de lazer para a criançada, destaque para as duas sessões de cinema que vão ocorrer no período da manhã, com direito à pipoca e refrigerante. Brinquedos, como cama elástica e pula-pula, jogos de tabuleiro, oficinas de escultura de balões e pintura de rosto também estão incluídos na programação.

As brincadeiras terão supervisão de estudantes de educação física da Fefisa (Faculdades Integradas de Santo André). Ainda diversas apresentações musicais, que vão de percussão a forró, estão previstas para ocorrer no período da tarde.

Na área da saúde, diagnóstico de diabetes, hipertensão, problemas oftalmológicos e odontológicos terão prioridade, e contarão com a ajuda de estudantes voluntários de enfermagem do Colégio Etip. Será realizado, por exemplo, diagnóstico odontológico e encaminhamento dos pacientes para tratamento adequado nas clínicas públicas da cidade. A população também poderá se conscientizar da prevenção de doenças bucais e sobre os cuidados no combate às cáries, placas bacterianas, tártaro e gengivites.

Para os interessados em doar sangue, uma van disponibilizada pelo projeto vai garantir o transporte de doadores, durante todo o dia, até o Hospital Nardini, em Mauá. Diversas palestras estão programadas como a de técnicas de reciclagem de lixo e reaproveitamento de alimentos.

Data: Dia 2 de abril, das 9h às 16h.

Locais:

Emei Carlos Drummond de Andrade

Rua Antonio Cardoso de Barros, 87, Jardim Promissão

Centro Cultural Promissão

Rua Pau do Café, 1.500, Jardim Promissão.

Saúde:

- Prevenção e controle do diabetes

- Prevenção de problemas oftalmológicos

- Prevenção e controle da hipertensão arterial

- Diagnóstico odontológico

- Doação de sangue

- Cultura e lazer

- Teatro

- Cinema

- Brinquedos e brincadeiras

- Serviços diversos

- Poupatempo (emissão de 1ªvia de RG e carteira de trabalho)

- Orientação Jurídica e assistência judiciária

- Procon

- Corte de cabelo

- Palestras

- Elaboração de currículo e orientação vocacional

- Reaproveitamento de alimentos

- Reciclagem



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;