Economia Titulo
Varejo já prepara fornada de panetone
Por Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
06/09/2010 | 07:23
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Ainda estamos em setembro, mas a partir desta semana os consumidores que forem aos supermercados e padarias da região já vão sentir cheiro de panetone. Isso porque as pessoas estão consumindo cada vez mais cedo o tradicional pão natalino, o que estimula a antecipação da produção.

Na Coop (Cooperativa de Consumo) foi necessário contratar 35 funcionários temporários para a central de panificação, instalada em Ribeirão Pires. Eles vão auxiliar na produção de 380 toneladas do pão, que levará a marca da rede.

Os panetones serão fornecidos em versões de um quilo (frutas secas e chocolate) e 500 gramas (floresta negra e as variedades tradicionais). Se houver necessidade, a supermercadista elevará o nível de produção para atender a demanda.

"Teremos outra central de panificação que está sendo construída em Mauá, ao lado de mais uma unidade da rede. Ela terá capacidade para elevar a produção de 200 para 800 sacas de farinha de trigo por dia", diz o gerente de panificação Osmar Kimura.

EQUIPAMENTOS

A Coop está comprando equipamentos importados da Argentina capazes de produzir 18 mil pães franceses por hora. E está no plano adquirir fornos contínuos automatizados com 25 metros de extensão que regulam a temperatura de acordo com o tipo de pão.

Em outra grande rede, o Walmart, o panetone é produzido durante o ano todo, mas será intensificada a partir de 12 de outubro. A rede deve contratar funcionários para atender demanda maior.

PADARIA

Seis toneladas de panetone é a quantidade mínima que a Padaria Brasileira pretende fabricar para as 11 unidades da rede na região. Segundo o sócio Antonio Henrique Afonso Júnior, a equipe está em fase final do desenvolvimento de novos sabores.

"Nossa fabricação não é em larga escala, pois não usamos conservantes nos produtos." A fornada que abrirá a produção para o Natal sairá na segunda quinzena de novembro. Entretanto, a rede produz panetone em pequena quantidade quase o ano todo.

Para a produção, a empresa não contrata profissionais temporários, pois o movimento na reta final do ano é menor nas lojas, visto que a maior parte dos clientes viaja.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;