Memória Titulo Memória
O primeiro prefeito. Um preito esperado

Verificam-se em Rio Grande os movimentos políticos...

Por Ademir Medici
06/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


“Verificam-se em Rio Grande os movimentos políticos visando à emancipação municipal do distrito de Icatuaçu, os quais têm como batalhador incontestável o Sr. Carlos José da Graça Veiga Carlson, que então era titular do Cartório de Registro Civil e de Notas de Rio Grande.”

Cf. Gisela Leonor Saar, advogada e historiadora, in Movimento Emancipacionista, trabalho inédito.

Carlos Carlson ou Zé do Cartório: assim era popularmente conhecido o líder autonomista de Rio Grande da Serra, e seu primeiro prefeito, Carlos José da Graça Veiga Carlson. Seu corpo jaz no Cemitério São Sebastião, temática geral desta Semana Rio Grande da Serra 2016.

Um túmulo simples como ele. Sem qualquer referência ao seu esforço para tornar independente a cidade.

Bem fariam as autoridades locais se rendessem esta homenagem ao Zé do Cartório e a outros emancipacionistas que talvez repousem no São Sebastião – o que exigiria uma pesquisa nos livros mantidos pela própria administração do cemitério.

Uma vez mais recorremos aos estudos da Dra. Gisela. Ela relaciona os principais líderes emancipacionistas de Rio Grande da Serra. Nomes de famílias como as Carnavale, Dotão, Figueiredo, Mariano, Midoli, Orlando, Raggo, Silva e Nishikawara.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 6 de maio de 1986 - ano 28, nº 6125

Manchete – Sarney (José, presidente da República) diz que o momento é da iniciativa privada

Comunicações – Correio atrasa pela falta de uso do CEP (Código de Endereçamento Postal).

Rio Grande da Serra – Fundo de Solidariedade organiza quermesses beneficentes no aniversário da cidade.

Indústria – Forjaria São Bernardo, que emprega 600 pessoas, é vendida à Sifco S/A.

São Bernardo – Mães e professores da EEPG Professora Annita Neguine Guedes protestam contra insegurança e depredações: quatro invasões só em 1986.

Primeira Divisão – Domingo, no Bruno Daniel: Santo André 0, Ponte Preta 0.

Em 6 de maio de...

1916 – Coqueluche ataca grande número de alunos do Grupo Escolar de Santo André.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: a tripulação do vapor brasileiro Rio Branco, em águas inglesas, era toda estrangeira, sendo o comandante e o proprietário, noruegueses, naturalizados brasileiros.

1931 – Estava aberta a concorrência pública para o calçamento da Rua Marechal Deodoro, em São Bernardo, entre a Praça Santa Filomena e a Rua Silva Jardim, em área de 14 mil m².

- Do edital da concorrência: a Prefeitura forneceria, ao longo da rua, a areia, as guias e os paralelepípedos naturais.

- Mais informações na Repartição de Obras, à Rua Coronel Oliveira Lima, 1, em Santo André.

NOTA – A Marechal Deodoro, em seu miolo central, seria a primeira via pública do Grande ABC a ser calçada com paralelepípedos, no governo do prefeito Armando Setti – que por sinal residia na rua beneficiada, lembravam, injuriosos, os opositores. As ruas de Santo André, distrito mais desenvolvido, não tinham ainda calçamento. Nem mesmo a Oliveira Lima, onde estava a Prefeitura.

Hoje

- Dia do Taquigrafo

- Dia do Cartógrafo

- Dia do Ex-Combatente da Força Expedicionária Brasileira

Santos do Dia

- São Sávio Domingos (Riva, Itália, 2-4-1842 – 9-3-1857). Seu professor e orientador espiritual foi João Bosco, que a Igreja declarou santo. Fundou, entre os amigos, a Companhia da Imaculada, para uma ação apostólica de grupo, onde rezavam cantando para Nossa Senhora. Suas relíquias são veneradas na basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, em Torino, Itália.

Colaboração: padre Evaldo César de Souza, CSsR

- Benta

- Heliodoro

- Idiberto

Município Paulista

- Hoje é o aniversário de Irapuru: elevado a município em 1954 quando se separa de Pacaembu, na região de Araçatuba.

Municípios Brasileiros

- Aniversariam hoje: Antonina do Norte (CE), Barcelos (AM), Denise (MT), Goiandira (GO), Ibipitanga (BA), Mandaguari (PR), Palmeira das Missões (RS), Quixabá (PB), Santa Leopoldina (ES), Santa Maria de Jetibá (ES), São Paulo das Missões (RS), Serra Talhada (PE), Venda Nova do Imigrante (ES) e Vitória de Santo Antão (PE).

Vitória de Santo Antão nasce com o nome de Cidade de Braga, em 1626, em torno de uma capela edificada por Antonio Diogo de Braga, que veio da ilha de Santo Antão do Cabo Verde, em Portugal.

Em 6-5-1843 a localidade é elevada a cidade, passando a se chamar Cidade da Vitória, em homenagem à batalha ganha pelos pernambucanos sobre os holandeses no Monte das Tabocas.

O nome Vitória de Santo Antão é reconhecido em 1943, por legislação estadual. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;