Política Titulo São Bernardo
Marcos Lula raramente é visto em seu gabinete

Assessora do filho do ex-presidente confirma
a pouca aparição do vereador na Câmara

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
02/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Único filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com atuação na política, o vereador de São Bernardo Marcos Lula (PT), cujo mandato tem sido caracterizado pela discrição – não é autor de nenhum projeto de lei, nem defende ações do governo na tribuna –, é raramente visto em seu gabinete na Câmara.

A informação foi passada por sua própria assessora de Coordenação e Articulação Política, Adriana Simone Gallo Rocha, em resposta a uma intimação judicial emitida pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo). O petista foi processado pelo deputado estadual Orlando Morando (PSDB), por veicular no fim do ano passado, em sua página no Facebook, montagem com a foto do tucano aprovando a atuação de dois policiais imobilizando manifestantes em protestos contra a reorganização das escolas, suspensa pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).

“Em cumprimento ao mandato nº 564.2016/004538-5 dirigi-me ao endereço da Praça Samuel Sabatini, nº 50 (endereço da Câmara), do vereador Marcos Lula. E aí sendo, intimei ao querelado, da audiência e do teor da queixa-crime, representado neste ato, pela sua assessora chefe, Adriana Rocha, uma vez, segundo esta, o réu raramente ali permanece”, descreveu o oficial de Justiça Emilio Manuel Pavon Exposito, da 5ª Vara Criminal de São Bernardo.

Ontem, às 14h55, sem se identificar a equipe de reportagem do Diário entrou em contato por telefone com o gabinete do petista e não o localizou. O atendimento foi feito por um outro assessor, que se apresentou como Anderson. “Ele (Marcos Lula) não se encontra, está em atividade externa. Não tem como saber quando vem”, afirmou, ao responder questionamento sobre em que momento o filho do ex-presidente estaria na Câmara. O assessor ainda informou que o assunto poderia ser tratado com Adriana.

A postura adotada por Marcos Lula não fere a Legislação, segundo o especialista em direito público Alberto Luís Rollo. “Não se pode exigir sua presença em gabinete, somente nas sessões, no plenário. O comportamento pode ser diferente, porque a maioria busca atender à população em seu gabinete”, justificou. O petista tem presença frequente nas sessões.

Filho adotivo de Lula – fruto do primeiro casamento da ex-primeira-dama Marisa Letícia –, Marcos Lula exerce seu primeiro mandato na Câmara com atuação bem longe do protagonismo, sem apresentar projetos próprios e ausente na defesa do partido que o pai ajudou a fundar. O vereador chegou a justificar foco em atividades de rua, ao falar sobre tímida atuação no plenário.

Marcos Lula não foi localizado para comentar o assunto. 

Marinho alça Márcia Barral para o lugar de Mauricio Soares

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), alçou de maneira interina a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Márcia Barral, para o comando da superintendência da Fundação Criança, em substituição ao ex-prefeito Mauricio Soares, que há duas semanas anunciou desligamento do governo e do PT para apoiar pré-candidatura do PSDB ao Paço, liderada pelo deputado estadual Orlando Morando.

A troca no primeiro escalão petista foi oficializada nos Atos Oficiais na sexta-feira. Márcia Barral tem atuação histórica no PT, tendo atuado como assessora do ex-presidente do partido e ex-deputado José Genoíno, condenado por corrupção ativa no processo do Mensalão.

O Diário questionou o governo Marinho sobre período em que Márcia irá acumular funções, mas não obteve resposta.

TROCA PARTIDÁRIA

Depois de deixar o PT pela segunda vez, Mauricio Soares ainda não sabe em que legenda irá se filiar para apoiar Morando. O ex-prefeito anunciou que pode ser vice da chapa tucana.

Seu objetivo era voltar às fileiras do PSB, que recentemente anunciou ruptura da base petista. A legenda, no entanto, pode ser o destino do deputado federal Alex Manente (PPS), também pré-candidato ao Paço.

Caso não obtenha êxito com a legenda socialista, Mauricio pode ir para o PHS, já no arco de aliados de Morando e presidido pelo ex-secretário Ademir Silvestre.

“Ainda estou sem novidades sobre eleição. Estamos trabalhando para conduzir processo da melhor forma”, despistou Mauricio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;