Setecidades Titulo
Dupla acusada de assaltos é presa
Por Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
23/03/2006 | 08:10
Compartilhar notícia


Dois homens foram presos quarta-feira pela Polícia Militar de São Bernardo acusados de realizar nos últimos 30 dias pelo menos cinco roubos a carros de moradores da bairro Alves Dias. Segundo a polícia, a dupla foi detida após tentar fazer outras duas vítimas, depois de perseguição que contou com o apoio do helicóptero Águia da PM.

Foram presos Ronald Ramos Silva, 32 anos, e Antônio Donato de Souza, 22. Um terceiro comparsa conseguiu fugir pela mata do Parque João de Barro. De acordo com a polícia, Silva utilizava o Palio Weekend da mãe para realizar os roubos.

Policiais da 1ªCompanhia do 40º Batalhão, responsáveis pelo patrulhamento do bairro Alves Dias, procuravam havia duas semanas os acusados. “Notamos na área aumento do número de vítimas de roubo a veículos e fomos informados pelos moradores que os criminosos sempre agiam da mesma maneira: ficavam rondando as casas pela manhã, só esperando os motoristas saírem para trabalhar”, afirmou o tenente Luís Roberto Morais.

Quarta-feira, às 7h, de acordo com a polícia, os acusados tentaram fazer outras duas vítimas na avenida Horácio Barioni. Um engenheiro iria sair de casa para trabalhar quando notou que um dos acusados, que estava em frente ao portão da residência, portava uma arma.

O engenheiro então deu marcha ré no carro, voltou para a garagem e entrou em casa. “Esses ladrões ainda tentaram intimidar a vítima, gritando que iriam atirar em suas costas. Mas ele não teve medo, correu, entrou na residência e telefonou para o 190”, relatou o tenente.

Antes de saírem da avenida Horácio Barioni, os acusados ainda tentaram atacar uma dona-de-casa, que conseguiu acelerar o carro e escapar. “Eu estava atrasada para uma consulta médica que iria fazer em São Paulo. Quando saí do portão de casa, percebi os dois ladrões se aproximando. Vizinhos do bairro já haviam me alertado que algumas vítimas já tinham sido feitas pelos criminosos. Não pensei duas vezes e acelerei o carro”, disse a dona-de-casa.

O guarda municipal Aurélio Lima, de Santo André, morador da avenida, também acionou a Polícia Militar. “Fui levar minha namorada ao trabalho e, quando voltava para casa, percebi os dois que foram presos circulando de maneira suspeita na rua. Também achei estranho o Palio, revestido com vidros escuros, passando pelo local. Dei mais uma volta no quarteirão e avisei a polícia”, afirmou o guarda municipal.

Perseguição – Policiais militares encontraram o Palio com os acusados na estrada dos Alvarenga, sentido Diadema, município em que residiam os detidos. A partir de então, houve perseguição policial durante aproximadamente dez minutos, envolvendo dez viaturas do 40º Batalhão e também o helicóptero Águia da Polícia Militar.

Os acusados foram até o Parque João de Barro, quando o Palio foi cercado por diversas viaturas. O motorista do automóvel desviou o veículo e parou em um matagal.

Segundo a PM, um dos criminosos saiu armado do veículo e fez menção que iria atirar. “Ele estava armado com uma pistola cromada, provavelmente de calibre 380. A reação foi necessária para resguardar a integridade física dos policiais”, contou o tenente Morais.

Os policiais militares reagiram e acertaram dois tiros no Palio, atingido um disparo no vidro dianteiro e outro no vidro traseiro. Ninguém ficou ferido. O homem armado conseguiu fugir pelo matagal, apesar do patrulhamento feito pelo helicóptero Águia. Silva e Souza, que estavam dentro do Palio, se entregaram à polícia.

Os acusados foram conduzidos para o 3º DP de São Bernardo e presos em flagrante por tentativa de roubo. Eles também foram indiciados por outros assaltos, pois três vítimas do bairro Alves Dias reconheceram a dupla. Silva já tinha passagem criminal por roubo, furto, receptação e homicídio.

“Se existem outras vítimas da região que acham que foram atacadas pelo grupo, devem comparecer aqui na delegacia para fazer o reconhecimento pessoal ou por fotografia. Feito isso, podemos finalizar os inquéritos de roubo que foram instaurados”, afirmou o delegado-titular do 3º DP, Kazuyoshi Kawamoto.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;