Política Titulo 2016
Pinheiro diz que prefere escolher vereador como vice em 2016

Com 2 parlamentares especulados à vaga, gestor de S.Caetano sinaliza optar por nome da Câmara

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
16/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), revelou ontem que prefere ter um vereador como seu vice na eleição de 2016. A fala foi vista como sinalização de que o peemedebista optará por nome do Legislativo como seu parceiro de chapa à reeleição.

Foi a primeira manifestação concreta de Pinheiro sobre quem ocupará o cargo, já que o peemedebista vinha apenas sustentando que o potencial eleitoral dos possíveis escolhidos seria o principal fator para a decisão.

“Eu sou a favor de que (o vice) saia da Câmara, embora a pesquisa possa dizer outra coisa. Sempre defendi que o prefeito levasse com ele (na chapa) um candidato (a vice) político, vereador. As pessoas que não entendem de política não sabem, não têm traquejo político e vão exercendo (o cargo) e, depois, a probabilidade de a gente se decepcionar é maior. Eu digo isso por experiência própria”, disse Pinheiro, em nítida menção à vice-prefeita Lucia Dal’Mas, que debutou nas urnas em 2012. Desde o início do governo, a número dois do Paço é rachada com Pinheiro e vislumbra concorrer ao Paço no pleito do ano que vem.<EM>

Por enquanto, dois parlamentares surgem, nos bastidores, como concorrentes à vaga – Paulo Bottura (PTB, presidente da Câmara) e Jorge Salgado (Pros, líder do governo).

Pinheiro concedeu ontem, em hotel da cidade, entrevista coletiva para realizar o balanço das ações do governo em 2015. Ladeado por Bottura, Salgado e por mais 11 parlamentares, o chefe do Executivo evitou falar em alianças e em formação das chapas majoritária e proporcional. “É muito cedo para avaliar alguma coisa. Por conta da nova conjuntura eleitoral (mudanças com a minirreforma política), a gente não pode dizer quem estará ou não conosco. Mas, logicamente, queremos ter o apoio do maior número possível de partidos”, salientou o prefeito.<EM>

Chamou atenção a presença da oposicionista Magali Selva Pinto (PSD), aliada do ex-prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), rival político de Pinheiro – foi secretária de Educação na gestão do hoje tucano. Questionada se vai aderir ao projeto de reeleição do peemedebista no pleito do ano que vem, a parlamentar desconversou, alegando querer o “bem da cidade”.

Além dos vereadores, o secretário de Governo, Nilson Bonome (PMDB), também está na bolsa de apostas de Pinheiro como possível vice. O presidente do PTB paulista, deputado Campos Machado, já anunciou que almeja a vaga de número dois da chapa peemedebista.

Prefeito elege segurança como avanço

No balanço que fez à imprensa sobre as ações do governo em 2015, penúltimo ano da gestão, o prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), elegeu a área de Segurança Pública como setor que mais avançou.

Para o peemedebista, as ações de combate à violência contribuíram para a diminuição dos índices criminais. “Eu digo que a Segurança foi a área que a população sentiu diferença mais rápido. E, graças a Deus, melhorei bastante o setor. Recentemente a revista Exame elegeu a cidade como a mais segura do Brasil. Então, isso vai ao encontro da minha satisfação em dizer que o que mais teve diferença (na gestão) foi esse setor”, frisou o peemedebista.

Pinheiro destacou ainda a formulação do currículo escolar unificado como progresso na área de Educação. “Foi a primeira vez que a cidade conseguiu implantar o currículo e agora todas as escolas têm o mesmo método de ensino e isso já surtiu efeito. No Estado, tivemos a melhor nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).”

Prestes a entrar na reta final do governo, Pinheiro reconheceu que, se a crise financeira persistir no próximo ano, os investimentos serão reduzidos. “Vou buscar ajuda externa (dos governos estadual e estadual)”. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;