Setecidades Titulo Abastecimento
Rio Grande chega a 99,5% da capacidade

Expectativa é que até o fim do mês o reservatório consiga operar com o volume máximo

Da Redação
16/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O nível de água do Sistema Rio Grande atingiu ontem 99,5% de sua capacidade máxima, segundo boletim diário da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) sobre a situação dos mananciais. Com chuvas acima da média para o mês, assim como em novembro, a expectativa é que o reservatório chegue a 100% até o fim do ano.

Braço da Represa Billings, o Sistema Rio Grande produz 5.000 litros de água por segundo e abastece 1,5 milhão de pessoas em Diadema, São Bernardo e parte de Santo André.

Atualmente, o manancial tem a melhor condição de todos os reservatórios do Estado de São Paulo.

Desde o fim de setembro, o Rio Grande é responsável por realizar transferência de água para o Sistema Alto Tietê, que ontem operava com apenas 20,2% de sua capacidade. A medida foi a principal ação que o governo estadual adotou para combater a diminuição dos reservatórios paulistas.

 

CANTAREIRA

O nível de água do Sistema Cantareira também registrou ontem elevação, passando de 24,2% para 24,7%. A chuva do fim da noite de segunda-feira e madrugada de ontem nos reservatórios que compõem o Cantareira foi de 18,8 milímetros. No total do mês, as represas receberam 131,3 milímetros, o equivalente a 59,8%.

O sistema é responsável por abastecer 5,3 milhões de pessoas na Grande São Paulo e há quase dois anos vive problemas com a crise hídrica. O reservatório ainda opera no volume morto.

O sistema Rio Claro foi outro que teve alta, passando de 67,9% para 68,4%.

Enquanto isso, o Guarapiranga registrou queda de 0,1%, fechando o dia de ontem com 86,6% do volume total.

Apesar das chuvas, o Sistema Alto Cotia ficou estável e manteve volume de 77,8%.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;