Economia Titulo
China não está preocupada com perspectiva de alta de juros nos EUA, diz PBoC
12/03/2015 | 06:40
Compartilhar notícia


A China não está preocupada com a perspectiva de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) comece a elevar suas taxas básicas de juros nos próximos meses, afirmou hoje o presidente do banco central chinês (PBoC), Zhou Xiaochuan. Segundo Zhou, o eventual início da alta de juros nos EUA seria um "sinal de recuperação econômica".

O Fed tem reunião de política monetária marcada para os próximos dias 17 e 18 e a expectativa é que o BC norte-americano prepare o terreno para começar a elevar os juros básicos - que estão em mínimas históricas desde 2008 -, possivelmente a partir de junho.

Zhou também comentou, durante coletiva de imprensa, que Pequim deverá lançar um programa de seguro para depósitos bancários ainda no primeiro semestre deste ano. Atualmente, a China não possui um esquema de seguro, mas acredita-se que o governo esteja sempre a postos para socorrer os bancos do país, que são predominantemente de controle estatal.

O chefe do PBoC disse ainda que são boas as chances de a China retirar todos os controles sobre taxas de juros de depósitos este ano. Hoje, essas taxas são determinadas pelo BC chinês.

A liberalização das taxas - que deve impulsionar a concorrência no setor bancário - e a entrada de novas instituições menores podem levar à falência de bancos mais fracos na China. Essa possível situação gerou pressão sobre o governo chinês para a criação de um sistema de seguro para depósitos bancários.

De acordo com proposta anunciada no fim do ano passado, os depositantes teriam direito a seguro para valores de até 500 mil yuans (US$ 81 mil). Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;