Setecidades Titulo Pedalada
Diadema quer reativar ciclofaixa

Espaço de lazer que funcionava aos domingos na
Av.Ulysses Guimarães deixou de operar em junho

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
06/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A Prefeitura de Diadema está tentando retomar o convênio com o governo do Estado para que a ciclofaixa de lazer na Avenida Ulysses Guimarães, na Vila Nogueira, volte a funcionar. O espaço, que operava aos domingos e chegou a receber 5.000 pessoas por dia, deixou de existir em junho, seis meses depois de ser inaugurado.

O secretário municipal de Transportes, José Carlos Gonçalves, garante que as negociações com o Estado para assinatura de outro convênio estão adiantadas e que o acordo deverá ser firmado ainda neste mês. A ciclofaixa da Ulysses Guimarães possuía quatro quilômetros de extensão em cada sentido e demandou investimento de R$ 650 mil. O contrato também previa o empréstimo de 100 bicicletas, além de aulas dadas para iniciantes por professores contratados pela Federação Paulista de Ciclismo.

Gonçalves informa que a Prefeitura também está tentando incluir em um próximo convênio a ciclofaixa de lazer já existente – e ainda em funcionamento – no bairro Campanário, que é de responsabilidade da administração municipal. O espaço tem cerca de 2,5 quilômetros de extensão e passa pelas avenidas Almiro Sena Ramos, Luís Carlos Prestes e Paranapanema.

“Estamos querendo ampliar o traçado para quatro quilômetros e também oferecer o empréstimo de bicicletas, mas a Prefeitura não tem condição de fazer isso sozinha. Se conseguirmos colocar na parceria, o atendimento aos ciclistas certamente será melhor”, reconhece o titular da Pasta.

Apesar de Gonçalves ter demonstrado otimismo em relação à assinatura de outro convênio, a Selj (Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude) não confirma as negociações. “O contrato não continha obrigatoriedade de renovação, portanto, a gestão anterior da Selj preferiu não firmar um novo acordo e levar a experiência para outras cidades do Estado”, informa a Pasta, por meio de nota.

Mesma situação ocorreu no fim do ano passado em Mauá, quando o espaço recreativo para ciclistas na Avenida Barão de Mauá deixou de funcionar após término do contrato com o Estado. A Prefeitura também estuda opções para pedalada no domingo. A implantação custou aproximadamente R$ 500 mil, e o equipamento irritava os motoristas em razão do pouco espaço que sobrava na via para circulação de automóveis.

A secretaria acrescenta que, após o encerramento dos contratos, os municípios têm autonomia para continuar garantindo o funcionamento das ciclofaixas de lazer, desde que utilizem orçamento próprio ou busquem parcerias com outras instituições.

Cor vermelha nos ônibus municipais dará lugar à azul em até seis meses

Os ônibus municipais de Diadema, que hoje são pintados de branco e vermelho, passarão a receber as cores branca e azul. A previsão do secretário de Transportes, José Carlos Gonçalves, é que todos os 187 coletivos recebam o novo visual em até seis meses. A Prefeitura não terá custos, pois o investimento será feito pelas concessionárias Benfica e Mobibrasil. A justificativa é que as novas cores representam a bandeira da cidade.

Curiosamente, vermelho é a cor do PT, partido do ex-prefeito Mário Reali, que governou o município até 2012. O atual mandatário, Lauro Michels, é do PV, mas esteve no PSDB até 2011 e mantém bom relacionamento com os tucanos. “Seria questão partidária se estivesse pintando de verde”, garante Gonçalves. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;