Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 16 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Marinho adota governo do 'espetáculo'


Beto Silva
Do Diário do Grande ABC

29/03/2009 | 07:00


O governo do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), fecha neste domingo três meses de atuação com um balanço pouco favorável a ações administrativas efetivas. O que se viu no quadro geral foi uma exposição exacerbada à ‘espetacularização', com a concretização de projetos beirando a nulidade nesse período.

Para o cientista político Rui Tavares Maluf, ainda é "cedo" para uma real avaliação da capacidade de gestão do petista, mas em 90 dias há consistência para "sentir" uma tendência. "Seis meses seria o mínimo de tempo para fazermos análise. Início de nova administração é complicado. O que, de fato, é possível observar é a seriedade de lidar com os diagnósticos", ressalta.

O especialista salienta que a exibição em eventos midiáticos integra o leque de deslocamentos aceitável para políticos. "Uma coisa não elimina a outra. Ações de chefes de Executivo não são rigorosamente administrativas. O que tem de ser julgado é o espaço que essa atividade ocupa dentro da solução das demandas populares."

Nos meses de janeiro, fevereiro e março, Luiz Marinho esteve presente em inúmeros acontecimentos populistas. O mais recente deles foi a participação no desafio internacional de futsal entre Brasil e Argentina, realizado em São Bernardo. O petista cumprimentou os atletas dentro de quadra e, inclusive, jantou com o selecionado canarinho na véspera da partida.

Já em janeiro, o prefeito também deu o pontapé inicial na estréia do juniores do São Bernardo Futebol Clube na 40ª edição da Copa São Paulo. Ainda pegando carona na notoriedade de eventos esportivos, o chefe do Executivo acompanhou o Jogo das Estrelas, no dia 31 de janeiro, com presença do piloto brasileiro de Fórmula 1, Felipe Massa.

Outra atividade em que Marinho mostrou a cara foi a tradicional pisa da uva, no bairro do Taboão, que visa a produção de vinho artesanal na cidade. Ele também visitou o set de filmagens do longa metragem Lula, o filho do Brasil. Nas gravações realizadas na Igreja Matriz, o petista posou para fotos ao lado do diretor Fábio Barreto e da atriz Glória Pires.

Administrativo - As ações administrativas da gestão Luiz Marinho até o momento renderam resultados limitados. Muito, entretanto, em função da relação do Executivo com a bancada de oposição da Câmara, que mantém firme postura combativa. A reforma da estrutura da Prefeitura, tida com uma das ferramentas para que os projetos petistas deslanchem, passa por embaraço de debates e discussões no Legislativo.

De efetivo, o prefeito de São Bernardo trabalha na reforma do Parque de Esportes Radicais, iniciou o cadastramento de crianças que necessitam de creches, inaugurou uma base da Guarda Ambiental no Riacho Grande, e firmou convênio com a Caixa Econômica Federal para a abertura de 34 postos de recebimentos de tributos municipais, dentre outras ações que ainda estão em fase de desenvolvimento.

Procurada, a Prefeitura não retornou os contatos da reportagem para comentar o balanço da gestão petista.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;