Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Dá para viver em Marte?

O planeta precisa ter água, oxigênio e proteção contra os raios do sol para abrigar humanos

Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
12/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Ainda não dá para habitar Marte porque não oferece condições que possibilitam a vida. Não tem oxigênio suficiente para respiração, solo fértil e proteção contra a radiação do sol. No Sistema Solar, só a Terra tem essas características. Além disso, a porção de água que existe lá está, em sua maior parte, em estado gasoso e sólido.

A atmosfera marciana é formada por dióxido de carbono e outros gases, como nitrogênio e argônio. A temperatura costuma ser baixa, chegando a 62ºC negativos. O solo é seco, rico em basalto vulcânico (tipo de rocha), por causa de vulcões ativos no passado, e óxido de ferro, que deixa o chão avermelhado; por isso, recebeu o apelido de planeta vermelho.

Em 2008, a sonda Phoenix da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) encontrou gelo em Marte. Em 2013, a sonda Curiosity descobriu sinais da existência de lago de água doce no passado. As descobertas fazem estudiosos acreditarem que houve vida no local, já que a presença de água permite o surgimento de seres vivos. Mas a existência real de habitantes – no passado e atualmente – ainda não foi comprovada.

Outra dificuldade seria a viagem até Marte, que duraria de 150 a 300 dias. O organismo humano não está preparado para passar tanto tempo em ambiente sem gravidade, como no espaço. Antes de viajar, o astronauta recebe treinamento e sabe que pode ter vômitos, baixa imunidade e enfraquecimento de ossos e músculos.

Apesar dos desafios, a empresa holandesa Mars One planeja levar pessoas para uma viagem só de ida a Marte a partir de 2023. Os custos da missão devem chegar a R$ 14 bilhões.


Há planos para colonizar o planeta vermelho

O ex-astronauta da Nasa Buzz Aldrin acredita que, no futuro, será possível viajar para o planeta vermelho. No livro Missão a Marte: Minha Visão para Exploração Espacial, publicado em 2003, defende que os tripulantes não voltem à Terra, mas formem uma colônia por lá. Segundo ele, devem ir pessoas jovens para que o organismo consiga se adaptar à nova morada.

Aldrin foi o segundo homem a pisar na lua, em 1969, depois de Neil Armstrong. O personagem Buzz Lightyear, de Toy Story, foi inspirado nele.

O presidente Barak Obama anunciou que até 2030 os Estados Unidos enviarão astronautas a Marte.


Saiba mais

Curiosity é a sonda espacial que está em Marte desde 2012. Ela tira fotos, coleta amostras do solo e as analisa. Veja imagens no www.blogdiarinho.blogspot.com.

No passado, acreditava-se que Marte era o único planeta que teria vida extraterrestre. Os possíveis moradores eram chamados de marcianos.


Pedro Natan Nunes Costa, 10 anos, de Santo André, acredita que é impossível sobreviver em Marte. “Aprendi na escola que existem vários gases lá, mas não tem oxigênio, então, não conseguiríamos respirar.” O garoto tem vontade de ir para a lua, mas acha que é perigoso. “Ser astronauta é muito difícil, e a viagem é demorada. Tem de estudar bastante e ser muito corajoso.”


Consultoria de Alvaro Alvarez Candal, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;