Diarinho Titulo Cinema
Animação revela o mundo pelo olhar do menino
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
12/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O menino vivia de maneira simples, mas amava tudo o que tinha: os pais, a casa, a música. Ficou triste, porém, quando o pai foi embora. Com saudade, colocou o bem mais precioso na mala – o retrato da família – e saiu pelo mundo para procurá-lo. Assim, iniciou grande aventura e importantes descobertas reveladas na animação brasileira O Menino e o Mundo, que chega sexta (17) aos cinemas.

Na viagem, o garoto aprende sobre o trabalho no campo e nas fábricas. Vê quando máquinas modernas chegam à indústria, fazendo com que trabalhadores percam o emprego.

Descobre ainda que há famílias muito pobres, enquanto outras vivem com luxo. Observa a sociedade que incentiva o consumo exagerado ao mesmo tempo que florestas somem.

O filme foi produzido por meio de desenhos, pinturas e colagens coloridas, deixando as imagens com aparência de ilustrações feitas por crianças.

A trilha sonora foi composta por Gustavo Kurlat e Ruben Feffer e teve participações do grupo Barbatuques, do rapper Emicida e do percussionista Naná Vasconcelos. Não existem diálogos. Mas as falas não fazem falta, já que as cenas e os sons são suficientes para prender a atenção e emocionar.

Dirigido por Alê Abreu, o longa ganhou como melhor filme brasileiro no Prêmio da Juventude da 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;