Internacional Titulo
EUA aumenta em 92 mil os efetivos do Exército e dos Marines
Da AFP
11/01/2007 | 15:38
Compartilhar notícia


O secretário de Defesa americano, Robert Gates, anunciou nesta quinta-feira sua intenção de aumentar em 92 mil homens os efetivos do Exército e do corpo de marines. "O presidente George W. Bush anunciou ontem à noite que reforçará nosso Exército para conduzir a longa guerra contra o terrorismo ao autorizar o aumento de efetivos do Exército e dos marines", afirmou Gates em uma coletiva de imprensa conjunta com a secretária de Estado Condoleezza Rice.

"Eu recomendo um aumento total de 92 mil homens para as forças armadas nos próximos cinco anos: 65 mil soldados e 27 mil marines", acrescentou o novo secretário da Defesa, que sucedeu Donald Rumsfeld.

Ele também afirmou que não se pode prever por quanto tempo as tropas americanas serão necessárias no Iraque e se absteve de estabelecer um calendário de retirada. "Muito em breve saberemos se os iraquianos vão cumprir com seus compromissos militares, se são capazes de ir a todos os bairros (de Bagdá), se podem assumir a condução dos combates", afirmou.

Gates também anunciou uma reforma da mobilização de tropas da Guarda Nacional convocadas para o serviço ativo, que não farão mais rotações superiores a um ano, ao contrário do que acontece atualmente.

A Guarda Nacional foi amplamente utilizada desde o começo da guerra no Iraque, em 2003, o que provocou críticas, principalmente pela ausência de seus efetivos por ocasião da trágica passagem do furacão Katrina, em 2005.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;