Política Titulo
Principal convidado da posse será o povo, diz publicitário
Do Diário OnLine
13/12/2002 | 00:15
Compartilhar notícia


A festa da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ocorrerá em 1º de janeiro, deve reunir 150 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A idéia do PT é fazer uma cerimônia "com a cara do novo governo e do povo brasileiro", aproximando o presidente eleito da população, mas sem quebrar todas as formalidades previstas no protocolo. Shows de artistas populares e desfile do presidente em carro aberto vão se misturar às formais recepções para as missões estrangeiras convidadas.

A festa está prevista para começar às 12h e só devem acabar às 22h, com a recepção no Palácio do Planalto. Para cortar gastos, a organização do PT decidiu não promover o tradicional banquete às delegações estrangeiras convidadas. Segundo o publicitário petista Duda Mendonça e o secretário de Organização do partido, Silvio Pereira, o custo de toda a estrutura que será montada na Esplanada ficará em cerca de R$ 1,5 milhão – a ser pago pelo PT. Já as despesas com as cerimônias do protocolo serão pagas pela União – existe uma verba especial para isso.

Duda Mendonça explicou que, por causa do orçamento apertado, os organizadores fizeram "o possível" para que a festa tivesse "simplicidade e calor humano".

Os sertanejos Zezé Di Camargo e Luciano abrem a festa, que terá ainda a participação de Chico Buarque, Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, Fernanda Abreu e Maria Bethânia – todos artistas que apoiaram Lula e participaram da campanha. Segundo o PT, nenhum deles cobrou cachê. Em outros três palanques menores, grupos folclóricos de todo o país vão se apresentar – casos da Chalana de Prata, da bateria da Mangueira e da Folia de Reis goiana.

O público que ocupar a Esplanada poderá acompanhar as apresentações dos artistas e todas as cerimônias protocolares em sete telões que serão espalhados ao ar livre.

A participação de Lula está marcada para começar às 14h30, com a chegada do presidente eleito à Catedral de Brasília. O petista embarca no Rolls Royce da Presidência da República e segue até o Palácio do Congresso, onde ele e o vice, José Alencar, assinam o termo de posse. Em seguida, Lula fará o discurso oficial como novo presidente.

Quando sair do Congresso, Lula será aclamado com uma salva de 21 tiros de canhão e com uma apresentação da Esquadrilha de Fumaça. Depois disso, Lula passa em revista nas tropas e segue, acompanhado pelos Dragões da Independência, até o Palácio do Planalto, onde receberá a faixa presidencial de Fernando Henrique Cardoso. O novo presidente dará posse aos ministros e falará à população do parlatório do Palácio. Lula ainda segue em carro aberto até a Esplanada dos Ministérios.

Caso chova no dia da posse, o presidente eleito passeará em um carro com cobertura de vidro, semelhante ao tradicional 'Papamóvel' (carro que transporta o papa em suas visitas pelo mundo). A organização da festa vais distribuir 200 mil lenços verde e amarelos para que as pessoas saúdem o novo presidente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;