Memória Titulo
Estamos no Museu de São Caetano: 22 anos de história

Esta página Memória completou no começo do mês 22 anos de publicação no Diário: 1987-2009. No começo ocupava duas pequenas colunas...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
25/09/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Esta página Memória completou no começo do mês 22 anos de publicação no Diário: 1987-2009. No começo ocupava duas pequenas colunas, quase um texto-legenda. Cresceu e ganhou novos espaços. Participou da criação do caderno Setecidades. E aqui está, rumo ao seu Jubileu de Prata.

Nossas casas de memória recortam Memória diariamente e o Museu de São Caetano, órgão da Fundação Pró-Memória, reserva para cada bloco anual uma linda pasta, por ordem cronológica, guardando todas as páginas. Detalhe: a primeira pasta antecede 1987 para reunir notícias de nossa autoria sobre Memória, aqui no Diário, desde o início da década de 1980.

De tempos em tempos passamos no Museu de São Caetano e lá está a coleção, organizada em 2000 pela equipe da professora Sonia Xavier, então diretora do museu. Os sucessores de Sonia mantiveram o projeto, como mostra o Diário On-Line.

O entrevistado de hoje da seção GRANDE ABC MEMÓRIA do site do Diário é o presidente da Fundação Pró-Memória, Clovis Antonio Esteves. Clovis mostra como está a nossa coleção Memória no Museu, fala dos novos rumos do Museu de São Caetano e revela os preparativos para o 10º Congresso de História do Grande ABC, nos dias 3, 4, 5 e 6 de novembro, em São Caetano.

O Museu de São Caetano, com a coleção Memória, localiza-se à Rua Maximiliano Lorenzini, 122, bairro Fundação; telefone 4229-1988.

MEMÓRIA NA INTERNET - Programa 15: Memória no Museu de São Caetano, ano 22. Entrevistado: Clovis Antonio Esteves, historiador, presidente da Fundação Pró-Memória. Editor do Diário On-Line, Marcelo Ruiz; imagens e edição, Eduardo Donato; apresentação, Ademir Medici. Acesse: www.dgabc.com.br; depois, clique VIDEO e GRANDE ABC MEMÓRIA.

Contadores de 1959

E atenção contadores da turma 59 do professor Mattei. Na próxima segunda-feira (28) será celebrado o Jubileu de Ouro de vocês. Haverá missa na Matriz de Santo André (igreja rosa) às 19h, em memória dos professores e colegas falecidos, seguida de jantar no restaurante São João (Rua Guilherme Marconi).

Convidados especiais: André Beer (da 1ª turma de formandos, 1947), professores Cid Flaquer Scartezzini, Luiz Fernando Granziera, Israel Zecker e mulher (a vice-prefeita Dinah Zecker), Acylino Belissomi e Ethevaldo Siqueira.

Adesões com Emídio Moura (4436-9713 e 7721-0599), Carlos Tavares (3237-1438 e 9804-7311), Ernesto (4426-5525), Gennaro (4994-6576 e 9283-1955) e Antonio Rioto (4438-2568).

Metalúrgicos

Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá recepciona hoje a categoria em ato comemorativo aos 76 anos da entidade. Encontro começará às 18h na sede do sindicato: Rua Dona Gertrudes de Lima, 202, Santo André.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 25 de setembro de 1979

Manchete - Guerreiro (Ramiro Saraiva Guerreiro, chanceler brasileiro) define a atual política do Brasil no Exterior.

Anistia - Anunciado o retorno do exílio de vários dirigentes sindicais, entre eles Antonio de Castro, que em 1964 era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema.

Editorial - Reformulação partidária muito já despistou.

Transportes - Táxis pretendem preço especial para gasolina.

Mauá - Marginais são ameaça à escola no Jardim Itapark.

Especial - Ouvinte é parte vital na programação da Diário. No Dia do Rádio, Mauricio Milani entrevista Paulo César, diretor da Rádio Diário.

Polícia - Alarme não funcionou: roubados 500 mil em jóias de residências na Avenida Atlântica.

HOJE

Dia do Rádio e da Radiodifusão e Dia Nacional do Trânsito.

EM 25 DE SETEMBRO DE...

1889 - Banco de São Paulo é instalado na Capital. Conde de Pinhal é eleito seu primeiro presidente.

1929 - Luiz Gambetta Sarmento Netto nasce em São João da Boa Vista (SP). Jornalista. Durante 26 anos atuou na Fundação Casper Líbero. Presidiu a Associação Paulista de Handebol e o Clube de Ginástica Paulista. Foi secretário do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo. Veio para Santo André e por muitos anos foi assessor de Imprensa e Relações Públicas da Prefeitura.

1944 - Prefeitura de Santo André aprova plano de arruamento de Frederico Kowarick Júnior e sua mulher entre as ruas Coronel Alfredo Flaquer, Siqueira Campos, Coronel Fernando Prestes e Travessa Ipú, no Centro.

1949 - Inaugurada a igreja de Camilópolis, em Santo André, depois de realização de obras de recuperação da antiga capela do bairro.

SANTOS DO DIA

Aurélia, Cleófas, Firmino e Vicente Maria Stambi.

Firmino viveu no século 4. Foi o primeiro bispo de Amiens, na França. Ali foi martirizado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;