Memória Titulo COLUNA
E o pracinha Miguel Garofalo chega aos 98 anos

Andreense. Patriota. Contador de histórias. Miguelito tem uma vida escrita nas páginas do Diário

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Miguel Garofalo nasce em Santo André, à Rua dos Italianos, atual Rua Agenor de Camargo, em 12 de outubro de 1921. É o mais antigo expedicionário brasileiro da Segunda Guerra Mundial que mora na região. Preside a Associação dos Pracinhas de Santo André.

O Banco de Dados do Diário guarda um acervo fantástico da história de Miguelito. Os repórteres-fotográficos do jornal, de hoje e de ontem, o conhecem e já o fotografaram. Muitos repórteres o entrevistaram. De tal maneira que valeria muito organizar uma exposição itinerante focalizando sua história.

Hoje é dia de felicitá-lo. E de rever com ele histórias como esta:

Mãe. Foi a primeira palavra que o então pracinha brasileiro de 21 anos disse quando foi atingido por uma granada das forças alemãs na Itália.

Depoimento prestado à jornalista Camila Galvez (Diário, 7 de outubro de 2013).

Adelaide Chiozzo e a criança

Texto: Milton Parron

Com vistas ao Dia da Criança, duas músicas me vieram à lembrança, Ângela Maria e o Chinelo na Mão; e Adelaide Chiozzo, que gravou Tempo de Criança.

Por achar que Tempo de Criança é o retrato de nossas peraltices de infância e, ao mesmo tempo, reflete a bondade de coração de todas as mamães do mundo, optei por Adelaide Chiozzo. 

Uma longa entrevista que fiz com essa estrela do rádio, do circo, da televisão e do cinema será apresentada. Além de suas histórias e algumas de suas músicas, entre elas >Beijinho Doce, apresentaremos trechos de alguns dos 23 filmes que ela fez na Atlântida Cinematográfica e também trechos dos programas Alma do Sertão e Gente que Brilha, ambos da Nacional carioca. 

Paulistana do Brás, nascida em 1931, revelada em um programa de calouros da rádio Bandeirantes de São Paulo, muito jovem Adelaide Chiozzo foi morar no Rio de Janeiro onde ainda vive, irradiando saúde e simpatia. 

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) –  Memória. Adelaide Chiozzo. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, depois do futebol noturno, com reprise amanhã, às 5h. E na internet em bandeirantes.com.br - No ar. 

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 12 de outubro de 1989 – ano 32, edição 7194

Manchete – Combustível subirá menos que inflação 

Imprensa – O Diário do Grande ABC inaugurava uma nova coluna, Consultoria, para tirar dúvidas dos leitores sobre empresas e empresários.

Futebol – O Santo André não estava bem no Campeonato Brasileiro, Série B. Perdia para o Bragantino, em pleno Bruno Daniel, por 2 a 0.

Em 12 de outubro de...

1914 – A I Guerra. Manchete do Estadão: os alemães tentam transpor o Ancre. Uma bomba sobre a Notre Dame; 600 mil belgas na Holanda.

Inaugurado oficialmente o Museu Nacional, situado na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro.

Nota – Museu agora em reconstrução, depois do incêndio de 2 de setembro de 2018.

1919 – Antonio Queiroz dos Santos volta a ser o delegado de polícia da região, em substituição ao Dr. Henrique Villaboin, que pediu exoneração.

Pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão, o Primeiro de Maio, de Santo André, enfrenta o Itália, “no aprazível campo do Parque São Jorge, na Penha”.

1939 – Armando Ferreira da Rosa, prefeito nomeado de Santo André, assina o seu primeiro ato em que prorroga o prazo para pagamento do imposto territorial urbano.

A II Guerra. Manchete do Estadão: ante a ameaça das forças soviéticas, o governo finlandês ordenou a evacuação das cidades de Helsinque e Viborg.

1959 – Fundada a Casa de Estar da Associação São Luiz, na Vila Euclides, em São Bernardo. Há 60 anos dando assistência à infância desamparada. 

À frente, na fundação, Horácio de Carvalho Junior, o primeiro juiz de direito da Comarca de São Bernardo. 

Hoje, uma equipe de voluntárias representada por nomes como o de Olga Guazzelli – verdadeira guerreira do bem.

1969 – Estreia no Diário um novo cronista, Jorge Alvinegro, um dos vários pseudônimos do jornalista e diretor de Redação Fausto Polesi. Corintiano fanático, Jorge Alvinegro falava com paixão do Timão, que estava há anos na fila.

1984 – Santo André tornava-se bicampeão dos 49º Jogos Abertos disputados em Araçatuba.

No Dia das Crianças, a jornalista Rosa Baptistella, do Diário, escrevia uma linda reportagem, sob o título de ‘E os direitos das crianças?’.

Hoje

- Dia das Crianças

- Dia do Descobrimento da América (527º ano)

- Dia do Engenheiro Agrônomo

- Dia do Corretor de Seguros

- Dia do Mar

- Dia Nacional da Leitura (lei número 11.899)

- Dia do Cirurgião Pediátrico

- Dia do Basquetebol

- Dia da Hispanidade (chegada de Cristóvão Colombo à América).

Santos do dia

- Evágrio

- Prisciano

- Serafim




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;