Internacional Titulo
China quer ter papel ativo na crise entre os EUA e o Iraque
Por Da AFP
13/09/2002 | 12:04
Compartilhar notícia


A China se declarou pronta nesta sexta-feira para desempenhar um papel “ativo e construtivo” junto à Organização da Nações Unidas (ONU) para encontrar uma saída para a crise iraquiana. Os Estados Unidos ameaçam invadir o país com o pretexto de que Saddam Hussein está produzindo armas de destruição em massa.

“Para encontrar uma solução política para a crise iraquiana junto às Nações Unidas, a China está pronta para desempenhar um papel ativo e construtivo junto à comunidade internacional”, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Kong Quan.

Kong respondeu desta maneira ao discurso feito na quinta-feira pelo presidente dos EUA, George W. Bush, na Assembléia Geral da ONU. Em sua fala, o líder norte-americano ameaçou Saddam com uma ação militar se o Iraque não respeitar “imediatamente e sem condições” a volta dos inspetores de armas ao país.

O ministro chinês das Relações Exteriores, presente em Nova York para participar da Assembléia da ONU, também pediu a Bagdá que respeite as resoluções das Nações Unidas. Para Kong, a questão iraquiana “deve ser resolvida no âmbito das Nações Unidas”.

“As resoluções do Conselho de Segurança devem ser respeitadas”, concluiu o chinês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;