Economia Titulo
Alunos que prestam vestibular aquecem mercado imobiliário
Por Clarissa Cavalcanti
Do Diário do Grande ABC
17/07/2005 | 08:06
Compartilhar notícia


O mercado imobiliário do Grande ABC está aquecido. Estudantes do interior e de outros Estados que fazem vestibular no meio do ano em faculdades da região movimentam o setor. A demanda por locação de imóveis é expressiva, e a procura neste mês aumenta até 20% na comparação com os meses anteriores.

A incorporação de estudantes que residem fora da região dinamiza o mercado de locação, sobretudo em São Bernardo. Na Universidade Metodista, 27,43% dos 1.858 alunos que fizeram prova são oriundos de outras cidades. Porém, em alguns bairros faltam apartamentos com o perfil procurado pelos universitários.

Na imobiliária Juli Imóveis, do bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, os estudantes impulsionam os negócios. Segundo o diretor Jeferson Cirello, o movimento aumenta até 20% em julho frente aos meses anteriores. A demanda é maior em janeiro, quando a procura cresce até 50% porque as faculdades fazem nesta época processos seletivos.

A imobiliária também é procurada por estudantes veteranos para locação de novos imóveis. "Estar próximo de universidade ajuda muito os negócios, principalmente nesta época de férias." Cirello diz que, normalmente, os estudantes procuram para locação apartamentos, quitinetes ou casas de um ou dois quartos, com aluguel entre R$ 400 e R$ 500, para ser dividido por até três alunos.

Na maioria das vezes, os próprios pais são os fiadores e assinam os contratos. Segundo o diretor, a procura é intensa, mas falta oferta de apartamento com esse perfil, e os imóveis que surgem acabam sendo alugados rapidamente porque existe fila de espera. "Os investidores deveriam construir mais esse tipo de apartamento porque a demanda é muito grande."

Contratos - Segundo a gerente de locação da imobiliária, Nilza Soares da Silva, só neste mês foram alugados 10 apartamentos por estudantes, e a expectativa é fechar julho com 20 contratos. Em média, a imobiliária acerta 60 locações por mês para todos os tipos de imóveis. Até a semana passada, pelo menos 60 estudantes preencheram a ficha cadastral. A Juli Imóveis dispõe de 15 apartamentos com as características procuradas pelos alunos para alugar.

Na imobiliária Jacques Gassmann, em Rudge Ramos, os estudantes também movimentam o setor. Segundo a responsável por locação, Aparecida Hilda da Cruz, a imobiliária recebe, em média, cinco alunos por dia, e já fechou dois contratos. No bairro Assunção, também em São Bernardo, os estudantes que prestaram vestibular para a FEI (Fundação Educacional Inaciana) são os principais interessados.

A assistente administrativa da Interbens Imóveis, Maria do Carmo de Freitas, diz que os alunos normalmente aparecem no fim do mês. "Eles chegam na última hora e ficam desesperados para alugar um apartamento e muitas vezes não há mais imóveis próximos da faculdade."

No bairro Planalto, próximo de instituições como Metodista e a Faculdade de Direito de São Bernardo, a procura é expressiva, porém a oferta não atende o perfil dos universitários. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;