Política Titulo
Maurício Soares volta à administração em 2005
Regiane Soares
Do Diário do Grande ABC
07/12/2004 | 09:54
Compartilhar notícia


O ex-prefeito de São Bernardo Maurício Soares (PSDB) deverá voltar à administração pública em janeiro, um ano e nove meses depois de renunciar ao cargo alegando problemas de saúde. Hoje, aos 65 anos, Maurício garante que está "evidentemente" melhor e que volta ao trabalho por "questões financeiras". Ele deverá assumir a Coordenadoria de Ações Comunitárias na próxima gestão do prefeito reeleito William Dib (PSB). O cargo está diretamente ligado às questões sociais e obriga o ocupante a um relacionamento direto com a população carente da cidade. 
O novo cargo indica a possibilidade de Maurício se candidatar a deputado federal ou estadual, mas ele nega qualquer pretensão político-eleitoral. "Não tenho pretensões políticas de me candidatar a nada, pelo menos por enquanto. Vou recusar qualquer convite. Não quero me desgastar. Mas isso não significa que deixo a política", afirmou ontem o ex-prefeito.
Maurício foi um dos principais coordenadores da campanha de Dib à reeleição, e sua participação na próxima administração do socialista era vista como certa por membros do núcleo do governo. "Se faz parte do grupo, conseqüentemente, faz parte do governo", disse no mês passado o atual coordenador de ações comunitárias, Ademir Silvestre, a quem o ex-prefeito vai substituir. Silvestre continua na administração, mas ainda não foi definido em qual função.
O ex-prefeito deixou o Paço Municipal em março de 2003, surpreendendo políticos de dentro e de fora de seu governo. Na época, Maurício optou em se dedicar ao tratamento de duas doenças: diabetes e bursite. Foi criticado por não seguir o exemplo de seu grande líder, o governador Mário Covas, que enfrentou um câncer e morreu no cargo, em março de 2001. Mas talvez tenha sido a decepção com a política o principal motivo. Era nítido o interesse que tinha em se candidatar a vice na chapa do governador Geraldo Alckmin (PSDB), nas eleições de 2002.
Para tanto, chegou a se desfiliar do PPS e voltar para o PSDB, partido pelo qual tinha sido eleito prefeito em 1996. Mas não teve jeito: um acordo destinou a vaga de vice para o PFL, que indicou Cláudio Lembo. Passadas as eleições, havia a expectativa de Maurício assumir alguma secretaria no governo do Estado, o que também não ocorreu. Uma depressão agravou o estado de saúde do então prefeito, que teria visto na renúncia a solução.
Agora, após ajudar a reeleger Dib, Maurício Soares faz nova avaliação de seu estado de saúde, e diz que o retorno à vida pública só é possível porque a bursite "desapareceu" e a diabetes está controlada com remédios e dieta alimentar. "Estou evidentemente melhor, e preciso trabalhar por uma necessidade financeira", afirma o ex-prefeito, ao ressaltar que sua mulher, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura de São Bernardo, Laerte Soares, e seus filhos "sustentam a casa".
Maurício é aposentado e possui escritório de advocacia, mas garante que o que ganha não é suficiente. "O que ganho de aposentadoria mal dá para pagar o plano de saúde, e tenho poucos processos no escritório." Questionado sobre a possibilidade de se dedicar integralmente à advocacia em vez da vida pública, o ex-prefeito diz preferir a política. "A questão política me absorve muito devido aos compromissos, reuniões e visitas. Por isso não dá para tocar o escritório. Sou político e tenho a política no sangue. Gosto muito mais da política do que de advocacia."
O ex-prefeito acredita que trabalhar com comunidades carentes é a melhor forma de contribuir com a próxima administração, principalmente devido à sua experiência política. Maurício já foi três vezes prefeito. Além disso, deverá ser espécie de conselheiro de William Dib. "Posso contribuir em qualquer área. Se o prefeito precisar, vamos bater um papo e tirar uma idéia nova. Não sei se isso é ser conselheiro. O fato é que sempre governei assim, conversando com duas ou três pessoas, e o Dib quer trabalhar assim também", afirma.
Maurício ainda não foi oficialmente convidado a assumir o cargo de coordenador de Ações Comunitárias, mas a indicação já foi tema de conversa com o prefeito reeleito. "Já trocamos algumas idéias sobre o futuro governo, e aproveitei para comunicar que não sou candidato a nada. Ajudei a elegê-lo e desejo contribuir na medida em que precisar. Mas o Dib já sugeriu que assumisse a coordenadoria. Se ele entender que devo ficar, fico." O prefeito reeleito está viajando, em férias, e só anunciará a nova equipe no fim do mês.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;