Esportes Titulo
Fifa e Comissão Européia fazem acordo para contratos
Das Agências
14/02/2001 | 14:54
Compartilhar notícia


A Comissão Européia (CE) e a Federação Internacional de Futebol (Fifa) decidiram que os contratos assinados por clubes e jogadores devem ter duração mínima de um ano e máxima de cinco.

A decisão foi anunciada após uma reunião entre Joseph Blatter, presidente da Fifa, e Lennart Johansson, presidente da União Européia de Futebol (UEFA), na presença das comissárias Viviane Reding (Esportes) e Anna Diamantopoulou (Assuntos Sociais).

Pela primeira vez, a CE mencionou o princípio de sanções desportivas em caso de ruptura unilateral de contrato por parte de um clube ou jogador.

‘‘Estas sanções têm que ser proporcionais’’, adverte um comunicado da CE, que considera exagerada uma suspensão por um ano de um jogador.

A CE solicitou à Fifa e UEFA que ‘‘reflitam sobre uma solução adequada’’. Segundo o comissário europeu de competição, o italiano Mario Monti, ‘‘Deve-se encontrar um equilíbrio entre a necessidade legítima de estabilidade dos contratos e a liberdade de circulação dos jogadores, que é um direito fundamental’’.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;