Economia Titulo Coletivas
GM dá quase um mês de férias coletivas em São Caetano
Bárbara Ladeia
Do Diário do Grande ABC
25/11/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


A General Motors anunciou novas férias coletivas para 10,2 mil trabalhadores nas fábricas de São Caetano e Gravataí no Rio Grande do Sul. A montadora informou que as paralisações na produção têm o objetivo de ajustar o estoque. O anúncio foi entregue aos sindicatos.

"Para férias coletivas não tem negociação, a empresa decide e pronto. Ficamos meio inertes, não há o que fazer", afirma o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano, Aparecido Inácio da Silva, o Cidão.

Segundo o sindicalista, embora haja apreensão por parte dos metalúrgicos, não há qualquer conversa sobre demissão em andamento. "Enquanto estiver assim, estamos tranqüilos. ‘O bicho pega' se falarem em mandar o pessoal embora."

Em São Caetano, as férias coletivas vão de 22 de dezembro a 18 de janeiro. A medida atinge todos os funcionários da montadora. "Temos licença remunerada em novembro e dois days off (dias de folga sem remuneração) para dezembro."

Vale lembrar que os funcionários da unidade São Caetano retornaram ao trabalho na semana passada, depois de duas semanas de licença. Na sexta-feira, a GM encerrou também as atividades do setor de fundição de alumínio, na unidade de São José dos Campos. Com a medida, 170 trabalhadores do setor foram colocados em licença remunerada até o dia 12 de janeiro, segundo o sindicato dos metalúrgicos da região.

Na filial gaúcha da General Motors, onde são feitos o Celta e o Prisma, os funcionários também entram em férias coletivas. Em novembro a categoria trabalhou durante um dia. "Tem metalúrgico com quatro meses de fábrica emendando duas férias", diz o coordenador do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;