Economia Titulo Duas rodas
Vendas de motos têm queda de 9,6% em novembro

Emplacamentos 121.779 unidades

Leone Farias
07/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A dificuldade de aprovação das fichas cadastrais dos clientes junto aos bancos segue atrapalhando as vendas de motos. Em novembro, os emplacamentos desses veículos atingiram 121.779 unidades, frente a 134.727 em outubro, o que significou queda de 9,6%, de acordo com dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas).

Com o resultado, embora pela média diária tenha havido praticamente estabilidade - o mês passado teve dois dias úteis a menos que o anterior -, o setor continua em queda em relação a 2011. Nos primeiros 11 meses foi comercializado, em todo o País, 1,499 milhão de motocicletas, ante 1,747 milhão em igual período de 2011, o que significou retração de 14,2%.

Gerentes de concessionárias da região relatam os problemas para a efetivação dos negócios. Ricardo Lemos, de loja Yamaha em Santo André, cita que, apesar de trabalhar com seis bancos, para buscar as melhores alternativas, o percentual de aprovação gira em apenas 20% a 30%. Ele observa que já foi pior, há alguns meses esse índice estava em 10%. "O cadastro já está selecionado, faz um ano que os bancos estão mais rigorosos", afirma. No entanto, segue a dificuldade para aprovação de fichas de autônomos e também de jovens, entre 18 e 21 anos.

O gerente Osvaldo de Moraes, de revenda Kazinski em São Caetano, também cita as restrições das instituições financeiras como empecilho para o crescimento das vendas. "Um dos motivos é o comprometimento da renda (ou seja, se o cliente tem dívidas, como, por exemplo, outros financiamentos)", afirma.

ANO QUE VEM - As expectativas do setor agora se voltam para 2013. "Nossa perspectiva é de um ano melhor e acreditamos que a média diária de venda seja mantida no mesmo patamar dos últimos cinco meses, acima de 6.000 unidades", diz Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;