Cultura & Lazer Titulo Da região
Capital e Baixada pelos olhos de Gentil

Pintor de São Caetano expõe pinturas a óleo e aquarelas em Santos; mostra vai até dia 25

Por Carolina Manchini
Especial para o Diário
05/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Após quatro meses de muitas pesquisas em busca de referências, o pintor Carmelo Gentil leva à Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, a exposição Carmelo Gentil – Criador de Atmosferas, que tem como principal objetivo mostrar as particularidades das atmosferas da Capital paulista e da Baixada Santista. As pinturas a óleo e as aquarelas, marcas registradas do artista, retratam paisagens mais antigas e, ao mesmo tempo, horizontes atuais de ambos os lugares. Muitas foram feitas exclusivamente para a mostra, que fica em cartaz até o dia 25.

Há 40 anos se dedicando à pintura, o são-caetanense Carmelo usa um conceito próprio em suas artes, que contrasta tons claros e escuros e traz um quê de mistério. “Alguns pintores utilizam o conceito de cor em suas obras, eu gosto de utilizar a luz e, principalmente, brincar com os tons. É uma característica minha, que surgiu naturalmente.” Ele ressalta ainda que esse jogo de cores desperta o interesse de quem observa. “O quadro precisa ser interessante e chamar a atenção. Para torná-lo mais atrativo, busco carregá-lo de mistério, com tonalidades intensas e marcantes.”

O pintor se identificou com a arte muito cedo, quando era apenas um garoto, e recorda com ternura, sua paixão pela profissão: “Gosto de desenhar desde criança e, aos 23 anos, comecei a pincelar. Foi aí que procurei uma escola profissionalizante para aprimorar minhas habilidades. A pintura funciona assim: você começa a pintar, se apaixona e não larga mais.” Carmelo estudou desenho e pintura na Fundação das Artes de São Caetano e, hoje, acumula diversos prêmios; são 12 medalhas de ouro, sete de prata, três de bronze, além de alguns troféus e prêmios aquisitivos.

O colecionador de arte Francisco Damico, que viabilizou a exposição, se sentiu vislumbrado ao observar os quadros. “Carmelo é um pintor altamente diferenciado. Me impressionam muito a técnica, a pureza e a luminosidade que ele usa em seus trabalhos.”

Carmelo Gentil – Criador de Atmosferas – Exposição. Na Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto – Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, em Santos. Até dia 25, das 9h às 18h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;