Diarinho Titulo Sobrevivência
Tribos preservam tradições
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
14/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Gleice Kelly Ferreira, 10 anos, de Diadema, acredita que ainda existam índios com língua e costumes originais. E ela está certa. Alguns povos mantiveram-se afastados das transformações que ocorreram no Brasil. Por isso, conseguiram manter tradições e até hoje sobrevivem da caça, pesca, coleta de frutos e agricultura.

Quando necessário, defendem bravamente o território em que moram. Se perdem a batalha, fogem para regiões mais distantes e de difícil acesso no meio da floresta. Por evitarem contato com o homem da cidade, pouco se sabe sobre sua língua e hábitos. Calcula-se que existam cerca de 80 grupos vivendo dessa maneira no País.

Apesar do isolamento, precisam de proteção para sobreviverem. A Funai (Fundação Nacional dos Índios) é o órgão do governo responsável por cuidar deles e garantir seus direitos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;