Economia Titulo Negócios
Acisa vai dar consultoria às microempresas de Sto.André
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
22/05/2010 | 07:00
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Orientar pequenos empresários em questões como a gestão dos negócios e a informatização de seus estabelecimentos está no foco de projeto da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) que terá início em julho.

O objetivo será oferecer consultoria, a custo reduzido, em áreas como financeira, tributária, de marketing, comercial, recursos humanos, tecnologia da informação e sobre linhas de financiamentos para os associados da entidade.

Depois de estudos que constataram a dificuldade das companhias de pequeno porte em obter serviços desse tipo por causa dos preços elevados, a Acisa decidiu buscar no mercado parcerias para viabilizar o acesso a essas orientações.

A atividade terá duas etapas iniciais, gratuitas. Na primeira, consultores da própria associação comercial vão visitar as empresas interessadas, para verificar suas necessidades e identificar as áreas mais críticas. Em seguida, serão apresentados os diagnósticos dos pontos problemáticos, a serem atacados, e os custos de contratação de empresas para serviços mais detalhados.

Segundo o vice-presidente da Acisa, Ari Barcellos, por conta do volume de associados, é possível negociar valores menores que os praticados no mercado - que, em média, giram em R$ 150 a hora de atendimento.

Atualmente, a Acisa possui mais de 3.500 associados. Destes, 43% são empresas de serviços de pequeno e médio portes.

Barcellos acrescenta que, em muitos casos, os comerciantes não sabem como fazer o acompanhamento do fluxo do caixa e também desconhecem programas de computação voltados ao gerenciamento de entrada e saída dos estoques, por exemplo.

Além do serviço de consultoria, a Acisa vai oferecer aos associados o cliente oculto, ferramenta voltada para os pequenos empresários interessados em verificar como está o atendimento, o lay-out do estabelecimento comercial, disposição de estoque, promoção de campanhas, além de outros tópicos que podem afetar a rentabilidade do negócio.

Trata-se de iniciativa em que avaliadores se passam por clientes comuns para realizar tarefas como comprar um produto, fazer perguntas, reclamações ou agir de determinada maneira. Depois, fazem relatórios sobre como foi a experiência de atendimento.




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