Esportes Titulo Olimpíada de Inverno
Quinteto representa o Brasil no gelo
Por Bianca Daga
Com Agências
12/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O Canadá será pela terceira vez cenário dos Jogos Olimpícos de Inverno, que começam hoje e terminam no dia 28. Desta vez, a sede eleita pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) foi Vancouver, apoiada por quatro subsedes: Whistler, Richmond, Surrey e West. Apenas cinco atletas representam o Brasil na competição gelada.

As provas já começam hoje, na parte da tarde, mas a cerimônia de abertura será realizada somente às 18h no horário local (0 hora de sábado no horário) de Brasília, no BC Place Stadium.

Esta é a 21ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno e também a mais quente da história, já que a previsão média é de 4,8ºC, a mais alta entre as cidades que já foram palco das competições.

No total, serão 15 modalidades disputadas na neve e no gelo: biatlo, esqui alplino, bobsled, esqui cross-country, curling, patinação artística, esqui estilo livre, hóquei no gelo, luge, combinado nórdico, patinação em pista curta, skeleton, salto de esqui, snowboard e patinação de velocidade.

O clima tropical brasileiro não impede que cinco atletas representem o País nos Jogos de Vancouver. O principal destaque da pequena delegação é Isabel Clark, que competirá no snowboard e carregará a bandeira brasileira na cerimônia de abertura.

Jaqueline Mourão e Leandro Ribela brigarão por medalha no esqui cross-country, e Jhonathan Longhi e Maya Harrisson marcarão presença no esqui alpino.

O Brasil participou do evento pela primeira vez em 1992, nas temperaturas baixas de Albertville, na França.

ESTATÍSTICAS - Nos Jogos de Inverno, ao contrário a Olimpíada tradicional, não são os Estados Unidos os maiores vencedores. Quem subiu mais vezes ao lugar mais alto do pódio - desde 1924, quando ocorreu a primeira edição, ainda com o nome de Semana Internacional de Desportos de Inverno - é a Noruega.

O país nórdico é o maior vencedor do evento, com um total de 280 medalhas, 98 de ouro. Os norte-americanos aparecem em segundo lugar, com 216 medalhas, apenas 18 douradas.

Isabel Clark é destaque dos ‘brazucas'

Vários motivos colocam Isabel Clark como destaque entre os cinco brasileiros que participarão dos Jogos de Inverno de Vancouver. Na cerimônia de abertura, a carioca terá o orgulho de carregar a bandeira verde e amarela.

Para começar as competições confiante, é só Isabel Clark lembrar que é detentora do melhor resultado da história do Brasil na Olimpíada de Inverno, com o nono lugar conquistado em Turim, em 2006, no snowboard cross.

Como se não bastasse a boa marca, a brasileira pode se orgulhar ainda de ter sido a única atleta da América Latina classificada na modalidade para os jogos do Canadá este ano.

"Fiquei muito surpresa com essa nova indicação. Realmente não esperava. Agora que já tenho experiência, vou tentar curtir cada segundo porque sei que passa muito rápido", comemorou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;