Setecidades Titulo Direção Segura
Blitz da Lei Seca prende sete pessoas

Motoristas são detidos por ultrapassar índice de 0,33 miligramas de álcool no sangue

Fábio Munhoz
Natália Fernandjes
30/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Sete motoristas foram presos em flagrante por dirigirem bêbados durante a operação Direção Segura, realizada em São Bernardo entre as 23h30 de quinta-feira e 4h de ontem. A ação é feita por meio de parceria entre o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e as polícias Civil e Militar com objetivo de aumentar o rigor na fiscalização da Lei Seca e reduzir acidentes e mortes no trânsito durante o feriado de Páscoa.

Segundo balanço do Detran-SP, 91 pessoas passaram pelo teste do bafômetro no município, sendo que 12 tiveram suspenso o direito de dirigir por 12 meses, perderam sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e foram multados em R$ 1.915,40. Esses motoristas infringiram os artigos 165 e 306 da Lei Seca por alcançarem índice de até 0,33 miligrama de álcool no etilômetro (bafômetro).

Já os sete motoristas presos em flagrante apresentaram índice de álcool acima de 0,34 miligrama. Além de terem sido multados em R$ 1.915,40, perderem o direito de dirigir por 12 meses e somarem sete pontos na CNH por infração gravíssima, eles estão sujeitos à pena de seis meses a três anos de prisão. Nesse caso, se o condutor voltar a cometer a infração no período de um ano, a multa será dobrada.

Neste feriado, a novidade é que as abordagens no Grande ABC contam com pioneiro uso de testes antidrogas - capazes de detectar, por exemplo, maconha e cocaína. No primeiro dia da fiscalização, entretanto, nenhum motorista foi flagrado sob efeito de entorpecentes em São Bernardo.

Lançado no Carnaval, o Programa Direção Segura reúne efetivo em um mesmo local e garante que providências sejam tomadas no momento das abordagens. Durante o feriado, as operações estão sendo realizadas, além de São Bernardo, na Capital, Campinas, Santos, Sorocaba e em uma rodovia, que não foi divulgada.

Desde o Carnaval, o programa realizou 1.528 testes do bafômetro, sendo 122 positivos para a presença de álcool no organismo. Foram registrados 29 flagrantes por crime de trânsito e quatro por uso de drogas.

A lei nº 12.760, conhecida por ter tolerância zero para consumo de álcool, foi sancionada em dezembro de 2012 e instituída pela resolução 432 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em janeiro deste ano.

Com isso, a presença de apenas 0,05 miligrama de álcool por litro de ar expelido no etilômetro pelo motorista já configura infração. O limite equivale a menos de um copo de cerveja.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;