Cultura & Lazer Titulo Nova programação
TV Cultura investe nos jovens
Por Sara Saar
Especial para o Diário
01/04/2009 | 07:00
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A TV Cultura inicia hoje uma nova programação, que aposta na produção independente e em outras voltadas para o público jovem. São seis novos programas e 14 atrações reformuladas. As atrações foram anunciadas ontem, durante coletiva de imprensa.

Com a grade de 2009, a emissora passa a ter conteúdo ainda mais diversificado, que inclui de documentários a reality show, passando por séries, minisséries e atrações infantis. A principal ideia não é aumentar o índice de audiência, que está em torno de 1,4 ponto no Ibope da Grande São Paulo, equivalente a 80 mil casas sintonizadas no canal por minuto, mas manter a proposta de contribuir para a formação crítica do telespectador.

Outra aposta está no reforço à interatividade, com o lançamento de sites de alguns programas. Um exemplo é a atração Ao Ponto, que passa a ser transmitida ao vivo, a partir das 15h de hoje, na internet (www.aoponto.org.br). Agora com uma hora de duração, o programa permite ao público enviar perguntas, comentários e opiniões, em tempo real, sobre as diversas discussões propostas pelo psiquiatra Jairo Bouer.

Entre as tantas novidades, está o Tudo o Que é Sólido Pode Derreter, série que faz um paralelo entre o cotidiano de uma adolescente com os clássicos de literatura que está lendo. A atração, dirigida por Rafael Gomes e Esmir Filho (os mesmos do vídeo Tapa na Pantera, que fez sucesso no YouTube), estreia dia 10, às 19h30.

O reality show sócioambiental EcoPrático é uma das inovações da emissora e representa uma quebra de paradigmas, na opinião do coordenador de núcleos de conteúdo e qualidade, Gabriel Priolli. O programa visitará moradias da Grande São Paulo para propor mudanças de comportamento e tornar o ambiente ecologicamente correto. Outras produções independentes são os programas Janela Brasil, DocTV, Grandes Personagens Brasileiros e Tal e Qual.

No segmento infantil, o Cocoricó entra em nova fase. "O programa traz personagens inéditos e episódios na cidade grande. Júlio passa as férias no prédio do primo João, sem deixar de saber tudo o que acontece na fazenda", contou Priolli.

No dia 7, às 23h10, entra no ar o Univesp TV, apresentado pela jornalista Mônica Teixeira. O programa tem como objetivo ampliar o acesso do paulista ao ensino superior público. "É espécie de degustação do canal digital na TV, já que vai demorar para chegar a todos os públicos", disse o presidente da emissora, Paulo Markun.

ELENCO - A emissora ainda terá novos apresentadores, como o jovem Felipe Reis, que acompanhará o professor Pasquale Cipro Neto no Nossa Língua. Ele fará entrevistas em vários pontos de São Paulo para levantar as dúvidas da população. O programa entra no ar dia 6, às 19h30. O Café Filosófico será comandado pela atriz e locutora Stella Gulo Baster. A atração, com programas inéditos, estreia dia 12, às 23h.

RECEITA - A emissora já desenhou sua estratégia para impedir o crescimento da publicidade comercial e assim evitar com que sejam reduzidos os repasses do governo do Estado. A TV Cultura pretende, em cinco anos, diminuir o número de anúncios de produtos para aumentar o espaço da publicidade institucional. Um dos objetivos é não estimular a criança à compra. "A TV comercial busca consumidores para ter lucro. Já a pública quer formar cidadãos. Essa é a diferença", afirmou o diretor de marketing e captação, Cícero Feltrin.

(supervisão de Gislaine Gutierre)




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