Economia Titulo
BoJ mantém inalterado o programa de compra de ativos
07/03/2013 | 01:04
Compartilhar notícia


O Banco do Japão (BoJ) manteve a política monetária inalterada na sua última reunião do conselho político sob o comando do presidente Masaaki Shirakawa - ele vai deixar o cargo no dia 19. Com isso, a atual diretoria do banco central japonês deixou preparado o terreno para a adoção de medidas mais agressivas de flexibilização por parte da futura diretoria, que deverá ser liderada por Haruhiko Kuroda.

A decisão de hoje, que acontece em meio a alguns sinais luminosos na economia japonesa, veio em linha com as previsões de dez analistas consultados pela Dow Jones. O BoJ decidiu manter o tamanho do programa de compra de ativos - a sua principal ferramenta de flexibilização da política monetária - em 101 trilhões de ienes até o final do ano. Também votou, por unanimidade, deixar inalterada a taxa de juros na faixa entre 0% e 0,1%.

"O BOJ irá prosseguir o agressivo afrouxamento monetário por meio de sua política de taxa de juros praticamente zero e da compra de ativos" para atingir a meta de estabilidade de preços de 2%, disse o banco central, em comunicado divulgado junto com o anúncio.

Em sua avaliação mensal sobre as condições econômicas do país, o BoJ afirmou ainda que "a economia do Japão parou de se enfraquecer". No mês passado, o banco central dissera que a economia "parecia ter parado de se enfraquecer".

As atenções agora já estão voltadas para a próxima reunião do BoJ, em abril. Neste encontro, o banco central deverá ser presidido por Kuroda, se, conforme esperado, sua nomeação for aprovada pelo Parlamento. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;