Política Titulo
Damo terá de seguir regra se Vanessa for candidata
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
03/03/2008 | 07:23
Compartilhar notícia


Santo André não é a única cidade do Grande ABC cujo o chefe do Executivo teria de renunciar em favor de uma suposta candidatura de um familiar.

Em Mauá, a situação ainda indefinida do ponto de vista eleitoral coloca uma grande interrogação na disputa de outubro.

O atual prefeito, Leonel Damo (PV), não decidiu se tentará a reeleição ao Executivo. E uma das possibilidades ventiladas é que a filha dele, a deputada estadual Vanessa Damo (PV), poderia ser a cabeça da chapa no grupo governista no caso de recuo de Damo.

Assim, se o cenário se confirmar, o prefeito, necessariamente, teria de se desincompatibilizar do cargo.

A saída dele da Prefeitura não se efetivou em 2006, quando Vanessa, então vereadora, decidiu disputar cadeira na Assembléia Legislativa, justamente porque a eleição não era ‘no território de jurisdição do titular’.

Na ocasião, a filha de Damo não estava disputando o pleito para nenhum cargo em Mauá, município cujo pai é prefeito.

Segundo os especialistas ouvidos pelo Diário, caso Vanessa ainda estivesse na Câmara, Damo não teria de deixar o cargo para ela disputar a reeleição.

Situação oposta - Outro exemplo, também em Mauá, em que a lei não precisa ser aplicada diz respeito ao vereador Diniz Lopes (PSDB).

Neste ano, o tucano tentará alçar um vôo maior. Ele encabeçará a chapa da legenda na eleição majoritária. Ao mesmo tempo, a filha dele, Bruna Lopes, entrará na disputa para tentar manter o nome da família no Legislativo.

Como os dois estarão juntos na corrida, não há necessidade de Diniz deixar o cargo. Mesmo porque, a legislação é extensiva apenas a ocupantes de cargos majoritários.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;