Economia Titulo Brasil x EUA
Brasil reabre disputa contra os subsídios dos EUA
Por
26/08/2008 | 07:16
Compartilhar notícia


O Brasil reabriu oficialmente ontem a disputa com os Estados Unidos provocada pelos subsídios agrícolas e pediu a autorização da OMC (Organização Mundial do Comércio) para retaliar o governo americano por causa dos programas ilegais de ajuda da Casa Branca aos produtores de algodão.

Com a decisão, o Brasil dá um sinal claro: não vai mais esperar um acordo na OMC para reduzir as distorções no comércio. Para diplomatas, trata-se do primeiro efeito concreto do fracasso da Rodada Doha, que não conseguiu chegar a um acordo há um mês.

A princípio, o Brasil pediu em carta à OMC para que a entidade retome a avaliação do pedido feito pelo Itamaraty ainda em 2005, para retaliar os americanos em US$ 4 bilhões. Esse teria sido o prejuízo do País com os subsídios dos EUA.

O governo indicou que poderia retaliar elevando taxas de importação de bens americanos, mas também suspendendo patentes de empresas americanas. A entidade declarou a vitória final do Brasil na disputa contra os subsídios americanos ao algodão, abrindo a possibilidade legal para uma retaliação contra Washington.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;