Economia Titulo IR
Acompanhe seu imposto
06/05/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


O contribuinte já pode acompanhar o processamento da sua declaração de Imposto de Renda entregue até dia 30 de abril. Desde sexta-feira, a Receita Federal tornou disponível a consulta ao extrato simplificado do processamento no site www.Receita.Fazenda.Gov.Br - é preciso informar o CPF e o número do recibo da entrega da declaração.

O sistema informa se a declaração está em malha fina por ter sido detectada alguma divergência nesse primeiro processamento. Clicando sobre o aviso, o contribuinte poderá identificar o problema. Se o problema apontado for reconhecido pelo contribuinte, ele deve enviar uma declaração retificadora com a correção . Mas se o contribuinte estiver certo de ter feito uma declaração correta e possuir comprovantes do dado questionado, aí a solução é aguardar a notificação pela Receita para defender-se. Nesse caso, eventual restituição que o contribuinte tenha a receber tende a atrasar.

Segundo a própria Receita, é comum uma declaração ficar retida na malha fina num primeiro processamento, mas, após análise, ser liberada, sem que o contribuinte tenha de fazer alteração. No caso de entrega de declaração retificadora, é preciso adotar o mesmo modelo (simplificado ou completo) do documento original.

As restituições dessa declaração serão liberadas em sete lotes, o primeiro em 16 de junho. O segundo lote sai dia 15 de julho; terceiro, 15 de agosto; quarto, 15 de setembro; quinto, 15 de outubro, sexto, 17 de novembro, e o sétimo, dia 15 de dezembro.

No primeiro lote, têm prioridade os idosos (a partir de 60 anos).
Nos demais, a prioridade é para quem declarou pela internet, depois em disquete e, por fim, em formulário. O valor é corrigido pela taxa Selic mensal acumulada de maio até o mês anterior ao da liberação mais 1%.

O contribuinte que não apresentou sua declaração dentro do prazo também pode fazer o envio com atraso. A multa por atraso na entrega é de 1% ao mês do imposto devido, limitada a 20%, porém com valor mínimo de R$ 165,74.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;