Cultura & Lazer Titulo Da região
Quadrinhos no cinema

Curta-metragem Boca Fechada tem lançamento hoje, a
partir das 17h, no CineSesc, em SP; a entrada é franca

Luis Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
26/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O humor negro do poeta alemão Charles Bukowski inspirou o diretor Elder Fraga em sua nova produção nos cinemas. Personagens e universos de alguns contos do escritor ganham releitura mais realista (mas com boa pitada fantástica) no curta-metragem Boca Fechada. O filme tem lançamento hoje, a partir das 17h, no CineSesc, em São Paulo. A entrada é franca.

Na trama, a patricinha Monique (Gabriela Wazlawick) está cansada da rotina e aceita a inesperada proposta do estranho chinês flamenguista Wong (Tony Lee) para um jantar em sua casa. Os bizarros acontecimentos da noite são relatados pela menina ao barman Jurandir (Ricardo Gelli).

Um dos diferenciais do título é que ilustrações dos irmãos Marcelo e Magno Costa, de Santo André, complementam o projeto. "Como amo HQs, escrevi o roteiro já pensando em algumas cenas em quadrinhos. Queria dar cor para filme. No começo, achei que podia não rolar, mas depois vi que tinha que ter essas animações. A fotografia foi pensada com referências nos quadrinhos", afirma Fraga.

O diretor entregou o filme para a dupla e Magno desenvolveu o story board conceitual. Os desenhos foram feitos por Marcelo, que utilizou o computador para agilizar e facilitar as ações. "Foi o mesmo processo de sempre: ele (Magno) é o dono das ideias e eu sou os músculos para botar o projeto para frente. A única diferença agora é que estamos no cinema", brinca Marcelo.

Com a ajuda de fotos, ele desenvolveu versões animadas dos personagens. Entre as dificuldades do trabalho estiveram a reprodução das tatuagens espalhadas pelo corpo de uma japonesa que entra no caminho da protagonista.

O ilustrador andreense avalia que a experiência foi especial, principalmente pelo fato de que a participação não é meramente ‘especial'. "Essas cenas ilustradas entram para dar continuidade na história e trabalham em momentos de transição. São partes importantes que entram aleatoriamente", explica Marcelo. "O Elder tem uma visão diferente e fez questão de colocar muita iluminação e cores fortes. Esses elementos ajudaram a desenvolver os desenhos."

A estreia de Boca Fechada faz parte do projeto Curta São Paulo. Na noite, também haverá sessões de O Último Dia (2010) e Nigéria - Fim da Linha (2011), todos com direção de Fraga.

Boca Fechada - Cinema. Hoje, às 17h. No CineSesc - Rua Augusta, 2.075, São Paulo. Tel.: 3087-0500. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;