Política Titulo Esvaziado
Tradicional na cidade, PTB corre risco de sumir em 2012

Sindicalista desconhecida tem missão de resgatar relevância do partido

Por Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
21/11/2011 | 07:10
Compartilhar notícia


Legenda que governou Diadema entre 1964 e 1969, com Lauro Michels, o PTB corre o risco de passar despercebido pela eleição de 2012. Após a saída da vereadora Marion Magali de Oliveira para o PPL, o partido tenta se articular para manter o legado de ter participação ativa na cidade.

Desde a emancipação de Diadema, em 1959, o PTB figurou entre as siglas mais influentes do município. Em 1964, elegeu Lauro Michels como prefeito e garantiu dois vereadores: Antônio Carlos de Freitas Martins e Luiz Magnani. Naquele ano, o partido foi extinto depois da instauração do golpe militar.

Refundado no fim da década de 1970, o PTB voltou a mostrar força em Diadema. Em 1977, elegeu quatro parlamentares: Jorge Ferreira, José Francisco Alves (atual diretor-presidente da Fundação Florestan Fernandes), Milton Capel (hoje no PV) e Tarcízius Michels. A soberania foi reafirmada quatro anos mais tarde, quando o partido levou à Câmara Edgar Silvério de Sousa, Capel, Gabriel Gonçalves, Maugério Marcie de Oliveira e Valdeci Matias de Souza.

Entre 1989 e 1992, o PTB manteve o prestígio ao garantir quatro vereadores: Jácomo Ventrici, Gabriel Gonçalves, Maugério e Capel. A partir de 1992, a legenda começou a declinar na política de Diadema, ao não eleger representante. Em 1997, Denise Ventrici (hoje presidente municipal do PV) reconduziu o PTB ao Legislativo. Quatro anos mais tarde, Marion manteve a cadeira nas mãos da sigla. Porém, durante o mandato, decidiu migrar para o PSDC, legenda pela qual se reelegeu em 2004. Três anos depois, contudo, ela regressou ao PTB.

A missão de resgatar o PTB de Diadema ficou nas mãos da sindicalista Silvana Guarnieri. Com candidatura própria à Prefeitura avalizada pelo presidente estadual do partido, deputado Campos Machado, Silvana encontra dificuldade de se inserir na política diademense, recheada de caciques.

"Eu não tinha pretensão de assumir o comando do PTB, queria focar somente a candidatura ao Paço. Mas vamos resgatar essa história", diz Silvana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;