Memória Titulo
O abraço do fim de ano no Guarará

Guarará é um dos mais antigos bairros de Santo André...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/12/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Guarará é um dos mais antigos bairros de Santo André e do Grande ABC. Tem o seu lado rural, que remonta a séculos anteriores. E o lado urbano, cuja data básica é o 1934, quando foram abertos o loteamento e a Avenida Guarará. Portanto, em termos urbanos, uma história que se aproxima dos 80 anos.

É neste Guarará velho de guerra que reside o jovem José Carlos Lucio, repórter-fotográfico do Aramaçan e um dos idealizadores da festa anual do Guarará, e seu documentarista.

E amanhã tem festa no Guarará. A Associação Parceiros do Esporte Guarará City realiza a 11ª edição do jogo de futebol entre casados e solteiros. Espera-se a participação de 700 moradores dos bairros Aclimação, Vila Luzita e Guarará. 

Para as crianças, várias atrações: futebol de salão, kid play inflável, tobogã, cama elástica de 4,30 metros, pula-pula inflável e piscina de bolinha. Tudo começa às 10h, com as oficinas e liberação dos brinquedos. O jogo principal é às 14h. Após, confraternização geral, com churrasco e guloseimas.

HOMENAGEM

Em 2010 homenageou-se o jovem colaborador das festividades, Murilo Do Vilho Quartarolo, que faleceu em acidente.

DENOMINAÇÃO

A praça do Jardim Guarará onde os jogos são realizados receberá o nome de Praça Guarará City.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 30 de dezembro de 1981

Manchete - Termina a fuga da penitenciária de São Paulo; três detentos são mortos e reféns libertados; um agente do Dops é baleado. Reportagem de Luís Cláudio Marchesi.
Nacional - Decretos visam reduzir deficit da Previdência.São Caetano - Queixas pela falta de médicos no Hospital Márcia Braido.
Vôlei masculino - Pelo Brasileiro, Atlântica Boavista (RJ) vence Pirelli, na decisão do primeiro lugar do Grupo E das quartas-de-final: 3 a 1. Foi o clássico entre Bernardo e William.

EM 30 DE DEZEMBRO DE...

1953- Lei quinquenal do Estado de São Paulo aprova a criação dos municípios de Mauá e Ribeirão Pires e cria as comarcas de São Bernardo e São Caetano.
1966 -Instaladas as Comarcas de Mauá e Ribeirão Pires.
1971- Prefeito Aldino Pinotti inaugura o novo sistema viário do Paço Municipal de São Bernardo, do qual faz parte o viaduto hoje denominado José Fernando Medina Braga.

Trabalhadores
Nasce em 30 de dezembro:

1930 - José Gomes Neto, do Pará. Operário da Usina Colombina. Residia à Avenida Almeida, 685, em São Caetano.
Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

SANTOS DO DIA
Anísia, Félix, Fulgêncio, Libério, Melania e Vicenta Maria. E mais: Exuperâncio, Marcelo, Sabino e Venustiano.
São Rugero (Cane, Itália: nasceu entre 1060 e 1070 - faleceu em 1129). Bispo da sua cidade e conselheiro dos papas de então.
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br.

A CAMINHO DOS REIS

O Grande ABC com suas 98 paróquias e 250 capelas. Em qual delas foi montado o presépio da foto? Memória revela amanhã.

RESPOSTA DE ONTEM 
Ontem publicamos a foto do presépio da Paróquia Nossa Senhora das Graças, do pároco Vanderlei Nunes, assinada por Alcinio Cranchi. É a Matriz de Vila Humaitá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;