Setecidades Titulo
Alckmin confirma Fundação para administrar HC
Regiane Soares
Do Diário do Grande ABC
07/08/2001 | 00:26
Compartilhar notícia


O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou nesta segunda que a Fundação ABC será a responsável pela administração do Hospital Regional de Clínicas, em Santo André. A decisão do governador confirma a indicação do secretário de Saúde, José da Silva Guedes, publicada no mês passado no Diário Oficial. Além disso, também havia uma promessa feita pelo ex-governador Mário Covas ao presidente da Fundação, Geraldo Reple Sobrinho, durante a retomada das obras do hospital no ano passado. Ontem, o governador participou da abertura do 26º Congresso Médico Universitário do ABC, em Santo André.

Segundo Alckmin, o encaminhamento feito por Guedes é natural porque o Hospital se destina à região, e a Fundação ABC, que mantém a Faculdade de Medicina, também pertence ao Grande ABC. “Não poderíamos ter um parceiro melhor, que conhece a região e há mais de 30 anos presta serviço de qualidade à população”,disse.

Alckmin acredita que o gerenciamento feito por uma entidade é melhor porque o hospital continua sendo público, com atendimento gratuito, rápido e eficiente, mas sem a burocracia do Estado. “Isso é bom para a população que vai ter um hospital de qualidade e é importante para a formação dos estudantes da Faculdade de Medicina, mantida pela Fundação ABC”, disse.

O Hospital Regional de Clínicas está sendo construído pelo Estado na avenida Pereira Barreto, em Santo André, e a inauguração da primeira fase está prevista para setembro. A partir desta data, estará em funcionamento o atendimento clínico e a parte de diagnóstico e exames.

Para o governador, o hospital será uma referência na região e no Estado, com tecnologia de ponta, capacidade para 360 leitos e outros 57 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neo-natal, infantil e adulto. A conclusão das obras e o pleno funcionamento do hospital será em março de 2002.

Segundo Alckmin, o melhor resultado que um hospital pode apresentar é quando a administração é feita por uma faculdade, pois ajuda na formação dos estudantes, na residência médica e no atendimento à população. “Tanto que a maioria dos hospitais do Estado é gerenciado por uma faculdade de medicina ou uma residência médica”, disse.

A Fundação ABC disputou a administração do Regional de Clínicas com a Pró-Saúde, entidade que presta serviço na área de saúde há 50 anos e administra 56 hospitais em todo o país.

Eleições – Sobre a possibilidade de um político da região compor a chapa para sua reeleição como vice, Geraldo Alckmin declarou que ainda é cedo para falar em eleições. “Essa questão de candidatura é só para o ano que vem e quem decide é o partido. É hora de trabalhar e há muita coisa a ser feita, muito trabalho a ser realizado e esse é o nosso compromisso”, disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;